
No próximo dia 28 de fevereiro (o passeio mensal estava previsto decorrer no Paul de Arzila, mas devido aos vários eventos meteorológicos teremos de adiar esse passeio para outra altura), vamos realizar o passeio da água pelas margens da ribeira do Gaia, em Oliveira de Frades, num percurso que une natureza e património (PR2 - Rota do Gaia).
O percurso é circular e tem cerca de 7 km, sendo acessível à maioria dos participantes com condição física moderada. Ao longo do caminho, vamos observar como o território foi moldado pela interação humana e o rio.
Vamos atravessar áreas agrícolas tradicionais, antigos caminhos rurais, moinhos e levadas que testemunham práticas ancestrais de gestão da água. A descida em socalcos - outrora terrenos de cultivo - revela a forma engenhosa como o homem estruturou a paisagem, sempre em estreita ligação com o curso de água. Destacam-se ainda as leiras ainda cultivadas, os vestígios de moinhos e o simbólico Castro da Coroa.
O percurso decorre ao longo de um ecossistema ribeirinho bem conservado, onde a vegetação autóctone das margens acompanha o curso de água e favorece a presença de diversas aves, com especial destaque para o guarda-rios, frequentemente observado a patrulhar o rio. As marmitas de gigante e a queda de água na foz da ribeira da Lavandeira enriquecem a experiência, revelando a força modeladora da água e a diversidade natural que caracteriza este troço do Gaia.
![]() |
| Fotos da autoria de Rui Ferreira |
Contamos consigo, traga a família!
A hora de encontro será às 10h00, e a atividade decorrerá até por volta das 13h00.
Ponto de encontro: Aldeia de Santa Cruz, Arcozelo das Maias (40.73764, -8.25430)
A atividade é gratuita, mas sujeita a inscrição e asseguramos acompanhamento técnico e seguro de acidentes pessoais. As inscrições estão abertas até às 17h00 do dia 27 de fevereiro (indicando: nome, contacto, data de nascimento e nº CC para efeitos de seguro), através do e-mail montisacn@gmail.com, ou dos números: 232 774 040 / 925 840 014.
Recomendamos que tragam calçado e roupa adequada e confortável, chapéu, protetor solar e água (em garrafa reutilizável).
Bolsa de boleias - Para todas as atividades temos tentado organizar uma bolsa de boleias. Se alguém precisar ou tiver lugares disponíveis diga-nos para tentarmos fazer a ligação entre a oferta e a procura.



Comentários
Enviar um comentário