2 de maio de 2017

O primeiro de muitos

No passado fim-de-semana a Montis realizou o seu primeiro fim-de-semana de voluntariado, no baldio de Carvalhais.

Apesar das previsões metereológicas, e graças à indispensável ajuda da Plantar uma Árvore, partilhámos esta experiência com um grupo de 16 pessoas.

Para aquecer, começámos o Sábado com um passeio pelos moinhos do Pisão e pelo Castro da Cárcoda. Depois de uma merenda na Serra da Arada, os voluntários puderam ver o trabalho que foi feito nas duas oficinas de Engenharia Natural.

Castro da Cárcoda - Foto Nuno Neves

Com o início dos trabalhos, concentrámo-nos nas linhas de água da área onde foi feito o fogo controlado, em Fevereiro. Dividimos o grupo, ficando uma metade encarregue de cortar as giestas junto de uma das linhas de água, tornando a mesma mais acessível e permitindo aplicar nela algumas técnicas de Engenharia Natural.

Corte de giestas - Durante


Corte de giestas - Depois
 A outra metade, ficou encarregue de cortar estacas de salgueiro e plantá-las junto dessa mesma linha de água, de forma a promover a expansão dos salgueiros.

Plantação de estacas de salgueiro junto à linha de água.

Depois de uma breve paragem para recuperar forças, os voluntários tiveram oportunidade de ver mais algum do trabalho que foi feito na oficina de Engenharia Natural. De forma a facilitar o acesso a uma das linhas de água, trabalhámos na abertura de caminhos de acesso à linha de água e na construção de uma paliçada na mesma.

Abertura de caminhos

Paliçada

De regresso ao Bioparque do Pisão, foi tempo de convívio. Pudemos desfrutar de um maravilhoso jantar que terminou com o soprar de velas do nosso Luís.

Parabéns Luís! - Foto Nuno Neves

Depois de uma noite pouco abençoada pelo São Pedro, o Sol surpreendeu-nos com um Domingo propício à continuação dos trabalhos. Numa área com pinheiros e noutra com carvalhos, o grupo pode trabalhar no corte de matos e na poda de pinheiros, de forma a potenciar o crescimento destas árvores. Desta forma, promovemos a gestão em mosaico, tendo diversos núcleos de vegetação nativa e capaz de melhor resistir ao fogo.


Durante o corte de matos - Foto Nuno Neves
Depois do corte de matos

O fim-de-semana terminou com uma caminhada até ao parque de merendas do Bioparque do Pisão, onde o grupo se reuniu para uma última merenda.

Agradecemos a todos os voluntários que participaram nesta iniciativa, e em especial à Plantar uma Árvore. Gostámos muito de partilhar esta experiência convosco e contamos com vocês para próximas actividades de "Agrofitness"(expressão usada por alguns dos voluntários, que nos parece apropriada para descrever algumas das actividades da Montis).


Obrigado a todos os voluntários do "Agrofitness"


Vemo-nos na próxima actividade da Montis!

Sem comentários:

Enviar um comentário