A Montis no Projecto Cabeço Santo

O incêndio de 28 de Abril afectou uma área considerável do Projecto Cabeço Santo e dessa forma, no sentido de apoiar os diversos trabalhos de recuperação ecológica desenvolvidos pelo projecto, ontem, dia 31 de Maio a Montis esteve presente através dos seus dois técnicos.




Após um breve passeio pelo projecto deitámos mãos à obra.


O foco foi na área afetada pelo incêndio, no sentido de diminuir a erosão do solo nas vertentes e promover a sua acumulação, de modo a que os vários indivíduos que dão já sinais de vida (vários carvalhos e medronheiros apresentam já sinais de regeneração) tenham as melhores condições possíveis para o seu desenvolvimento.


Assim, através da colocação do material lenhoso perpendicular ao declive, promove-se uma redução da velocidade da água e consequente capacidade de transporte, evitando perdas de solo.


Nas zonas que apresentam ravinamentos consideráveis, além das paliçadas semelhantes às utilizadas na restante área de encosta, foram igualmente colocadas barreiras de pedra recolhidas no local, incluindo a utilização de um gabião cilíndrico (mais resistente).

A quem desejar conhecer mais sobre o Projecto Cabeço Santo, poderá aceder ao blog Ecosanto ou Facebook.

Muito obrigado pela hospitalidade e voltaremos em breve.

Comentários