VO.U. pela Natureza

No passado fim-de-semana - 20 e 21 de Janeiro - a MONTIS realizou um Voluntariado Académico com a VO.U. pela Natureza (VpN). 13 voluntário dedicaram-se a ajudar a MONTIS na gestão do baldio de Carvalhais.


 Aproveitando a altura propícia para fazer plantações, as ações consistiram essencialmente em plantar carvalhos. Ao longo destes 2 dias os voluntários procederam à plantação de mais de 600 carvalhos, tendo esta ação ocorrido (tal como nas anteriores) na área do fogo controlado de Fevereiro do ano passado. Apesar de termos queimado, de forma controlada, em Fevereiro, achámos melhor fazer alguma remoção da vegetação mais próxima de cada árvore plantada.



Foi ainda feita estacaria de várias dezenas de salgueiros numa linha de água da propriedade (no limite da área do fogo controlado) para ajudar a consolidar as margens e reduzindo a sua torrencialidade.


Para último deixamos a surpresa que já tínhamos planeada para os nossos voluntários - numa perspetiva de Ciência Cidadã, com o objetivo duplo de capacitação dos voluntários e monitorização, realizou-se, a colocação de pitfalls (armadilhas para capturar fauna de solo) no terreno. O tempo reduzido de ensaio (2 dias) resultou, como seria de esperar, em capturas mínimas. Ainda assim, capturou-se quase uma dezena de formigas, 2 aranhas e um tritão-ibérico.
Podemos contar ainda com o apoio da Pastelaria Flor do Zela, que nos doou alguns produtos alimentares (https://www.facebook.com/flordo.zela/) do fim do dia anterior, um primeiro ensaio para reduzir desperdício alimentar.


Dois dias muito bem passados, cujos frutos esperamos colher no futuro.

Comentários

Publicar um comentário