Os mais pequenos também contam


Ontem Diogo Nazaré, aluno de Mestrado em Ecologia na Universidade de Aveiro, esteve na Montis.
O tema da sua tese de mestrado baseia-se na caracterização da biodiversidade funcional das comunidades de insetos presentes em algumas áreas ardidas do Parque Natural Local Vouga-Caramulo.
Para isso serão amostrados insetos do solo, polinizadores e insetos fitófagos (alimentam-se somente de matéria vegetal). O trabalho dará uma perspetiva da variação das comunidades de insetos logo após os fogos, a sua evolução ao longo das estações e, se possível, passado um ano.


Para proceder à captura destes insetos realizaram-se 5 transetos de 100m em várias áreas ardidas, sendo 4 deles em zona de carvalhal e 2 desses 4 dentro da propriedade de Carvalhal de Vermilhas e um em zona de eucaliptal. 


Em cada transeto existem 6 pontos de recolha (de 20 em 20 metros), compostos com armadilhas cromotrópicas (atraem os insetos através da sua cor) e pitfalls (capturam os insetos do solo). As armadilhas cromotrópicas estão colocadas em altura (amarradas a uma estaca) e junto ao solo.


A Montis forneceu parte do material necessário à realização deste ensaio, dando ainda apoio logístico no terreno. Este trabalho poderá ajudar a compreender melhor o impacto dos incêndios nas comunidades de insetos.

Miguel Martins


Comentários