SER VOLUNTÁRIO - UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA

Após quase dois meses da minha chegada e do Thyago à Montis, através do projeto LIFE Volunteer Escapes, os últimos dias nesta aventura avizinham-se. Em breve regressaremos às nossas vidas no Porto, não fossem as aulas e outros afazeres, ficávamos por cá mais tempo - mas uma coisa é certa, continuaremos a acompanhar a Montis, como o fizemos até agora.


No campo, e por vezes no escritório, as tarefas foram diversas. No Baldio de Carvalhais foram feitas intervenções nas linhas de água, condução da regeneração natural, gestão de combustíveis, abertura e manutenção de acessos e poda de pinheiros. Para além disso, tem sido feita monitorização com fotoarmadilhagem e ciência cidadã, para registar algumas espécies presentes na propriedade e auxiliar na gestão do terreno. Verificámos a passagem recorrente de alguns mamíferos, junto a uma das linhas de água onde a Montis tem estado a intervir, aproveitando-se dos acessos que foram abertos, e na aplicação iNaturalist (no projeto denominado LIFE VOLUNTEER ESCAPES) já constam cerca de 30 espécies - desde plantas a borboletas, libelinhas a aranhas e alguns répteis -, várias delas registadas nas áreas que foram alvo de fogos controlados.

Mylabris quadripunctata

Participamos também em voluntariados mensais, noutras propriedades que a Montis gere, na Cerdeirinha e em Costa Bacelo. E em breve estaremos presentes no passeio mensal em Vermilhas, propriedade que foi afetada pelos incêndios do ano passado.


Houve ainda tempo para descontrair e criar boas memórias: observar chuvas de estrelas, procurar escorpiões, acompanhar o Nuno Neves nos seus registos fotográficos, jantares muito bem acompanhados, dar uns mergulhos na piscina... um muito obrigada a todos aqueles que de alguma forma enriqueceram esta nossa estadia!



O balanço é positivo, mas o trabalho que viemos a desenvolver ao longo das últimas semanas é apenas o começo deste projeto LIFE Volunteer Escapes, que estará ativo pelos próximos três anos. Ainda há muito por fazer e vários voluntários para receber, por isso se tens entre 18 e 30 anos e estás interessado num voluntariado de longa duração, vem fazer parte desta experiência com a Montis!



Se não te encontras nesta faixa etária ou não tens disponibilidade, há outras formas de contribuir (participando dos passeios mensais, dos fins de semana de voluntariado e outras atividades para os sócios). A Montis tem as portas abertas para todos e a qualquer momento, és livre para discutir ideias e contribuir na gestão dos terrenos e conservação da biodiversidade da forma que puderes.

Margarida Andrade.

A Margarida é de Vila Nova de Gaia e vai começar o Mestrado em Biodiversidade, Genética e Evolução na FCUP. Tal como o Thyago, conheceu a Montis através dos voluntariados académicos e tem sido uma presença frequente nas atividades. Muito obrigado por todo o esforço e dedicação.

Comentários