Arrumar a casa!




No sábado, 11 de Agosto, foi o dia do primeiro voluntariado na nova propriedade sob a gestão da MONTIS, a Cerdeirinha em Valadares, São Pedro do Sul, ao abrigo do Projeto LIFE ELCN (LIFE 16 PRE/DE/000005) contando com a participação de 14 voluntários, entre os quais duas crianças, às quais tentámos passar o gosto pela conservação da natureza, e a proprietária do terreno.



Como não podia deixar de ser, começámos por arrumar a casa, neste caso tirar a madeira do caminho para tornar acessível a propriedade e ser possível chegar aos carvalhos e sobreiros para nestes aplicar técnicas de condução de regeneração natural.  À medida que íamos avançando foi-se também "desafogando" as árvores, cortando rebentos de eucalipto e silvas, de modo a diminuir a competição e favorecer a regeneração natural das espécies autóctones. 




Após a merecida pausa de almoço, instalou-se um tabuleiro para gaios na parte superior da propriedade que terá como objetivo disponibilizar bolotas para gaios para estes as dispersarem e favorecerem a regeneração natural de carvalhos, acelerando os processos naturais.


Voluntários incluindo os dois de longa duração do projecto LIFE VOLUNTEER ESCAPES - LIFE17 ESC/PT/003 

Durante todo o trabalho, foi-se conhecendo a propriedade e a sua história através da proprietária, a dona Leopoldina. E foram ainda discutidos os modelos de gestão desta e os efeitos dos últimos incêndios na região.

Comentários