Arriscámos e São Pedro deu uma ajuda

Ontem, 10 de Outubro, em parceria com a Plantar uma Árvore e com um grupo de 9 participantes (5 que vieram da área de Lisboa e 4 do Porto) e a ajuda do Giovanni, visitámos o Baldio de Carvalhais, num voluntariado corporativo dentro do âmbito do projeto LIFE ELCN (LIFE16 PRE/DE/000005).

O grupo da DHL, "os amarelinhos"

Depois da caminhada até ao local do voluntariado começaram-se os trabalhos de engenharia natural com a colocação de 3 gabiões numa linha de escorrência de água localizada na área do 2º fogo controlado. Estes gabiões cilíndricos foram colocados com o objetivo de fomentar a retenção de sedimentos com intuito de contribuir para a recuperação desta linha de água e sua galeria ripícola. Optou-se pela colocação de gabiões por se tratar de uma zona rochosa na qual seria difícil a fixação de estruturas como as paliçadas.

A construção do gabião na linha de escorrência de água

Terminados os gabiões e apesar da falta da chuva, arriscou-se e deu-se início à época de plantações. Assim, plantaram-se 15 árvores, 10 Carvalhos negral (Quercus pyrenaica) e 5 Carvalhos-alvarinho (Quercus robur). Optou-se por um reduzido espaçamento entre plantações, com o objetivo de criar ensombramento o mais rapidamente possível, como forma de controlo de matos.
De modo a impulsionar a regeneração da galeria ripícola, a plantação ocorreu junto à linha de água intervencionada. As chuvas de hoje serão certamente uma grande ajuda à adaptação destas plantas e vieram mesmo "em boa hora".

O primeiro Carvalho da época de plantação 2018/2019

Contando com estes voluntários em próximas atividades, continuaremos o seu trabalho com intervenções em áreas adjacentes no próximo sábado durante o voluntariado mensal.
Para inscrições ou mais informações pode contactar através do 232774040 ou enviar um e-mail para montisacn@gmail.com.

O grupo da DHL e à esquerda o Giovanni, voluntário no ambito do projeto LIFE Volunteer Escapes (LIFE17 ESC/PT/003)
Rita Almeida

Comentários