O retorno do tabuleiro para gaios depois do fogo

Os passados dia 3 e 4 de Novembro foram de voluntariado académico. Com uma colaboração dos voluntários do NEB/AAC (núcleo de estudantes de biologia da Associação Académica de Coimbra) e ajuda dos voluntários de longa duração do projecto LIFE Volunteer Escapes (LIFE17 ESC/PT/003) a Montis deu continuidade aos trabalhos de gestão na propriedade de Carvalhal de Vermilhas.

Voluntáriado académico Novembro LIFE ELCN LIFE16 PRE/DE/005

Aproveitando as boas condições meteorológicas de sábado, dedicámos este dia à condução de regeneração natural dos carvalhos da propriedade, que se encontram quase na sua totalidade a rebentar de toiça, isto é, a partir da base do tronco.

Condução de regeneração natural de carvalhos em Vermilhas.

De tarde, fizemos a substituição do tabuleiro para gaios da propriedade. Este tabuleiro veio substituir o primeiro tabuleiro colocado nas propriedades sob gestão da Montis que tinha sido colocado pelo Nuno Neves, Luís Lopes, Miguel Martins e Luís Maurer que tal como o restante da propriedade, ardeu no fogo de Outubro de 2017. Desta vez a colocação do tabuleiro foi bem mais fácil uma vez que foi aproveitado o trabalho feito para o anterior.

Substituição do tabuleiro para gaios ardido no fogo de 2017 na propriedade de Vermilhas.

Esperamos que a instalação do novo tabuleiro e a disponibilidade de bolotas atraia uma maior abundância de gaios ao Carvalhal de Vermilhas e contribuíam na dispersão destas sementes.

Mesmo com a pouca visibilidade causada pelo nevoeiro e a chuva de Domingo, aventuramo-nos na busca da flora e fauna de Vermilhas como monitorização ambiental. As observações de alguns insectos e plantas encontrados nas propriedades foram registados na plataforma do iNaturalist no projecto Montis.

Monitorização ambiental na propriedade de Vermilhas

Com uma finalização de doçaria típica da região, esperamos que os voluntários de biologia da Universidade de Coimbra tenham desfrutado da experiência com a Montis e aprendido com a gestão da propriedade.



Comentários