Os Tigres, os Lobos e os Morcegos no baldio

Foi cheios de coragem e boa disposição que os 15 exploradores das patrulhas Tigre, Lobo e Morcego e os seus 3 chefes, do agrupamento 1184 - Campo, Viseu, chegarem ao ponto de encontro para subir para o baldio de Carvalhais, no passado sábado no âmbito do projeto LIFE ELCN (LIFE 16 PRE/DE/00005).


Apesar de recearmos as chuvas previstas, principalmente para a parte da tarde, dirigimo-nos até à zona da faixa de contenção entre o 2º e o 3º fogo controlado para iniciarmos as tarefas planeadas.
Durante o percurso, fomos relembrando as espécies que ocorrem no baldio e as técnicas utilizadas como a engenharia natural, os tabuleiro para gaios e o fogo controlado.
Apesar das pedras e pedregulhos que foram aparecendo, com muita resistência e motivação, estes pré-adolescentes foram cavando os solos difíceis e foi possível plantar 80 carvalhos (40 Quercus robur e 40 Quercus pyrenaica) com um espaçamento de 1 metro para obter um rápido ensombramento do solo, complementando uma àrea que já vem a ser plantada desde Outubro.
Trabalhando numa àrea na qual já ocorreram várias intervenções (tanto de engenharia natural como plantações e sementeiras), é fácil perceber a necessidade de criar oportunidades de gestão (como o que tem vindo a ser feito com o fogo controlado). Assim e apesar do ainda intenso cheiro da queima fomos espreitando para a faixa queimada cobiçando algum solo para futuras plantações e sementeiras.



Com a chuva a aumentar de intensidade, tivemos de recolher ao bioparque aproveitando ainda uma altura mais propícia para recolhermos algumas bolotas, que serão utilizadas em futuros voluntariados tanto no enchimento de tabuleiros para gaios como em sementeiras directas. Como não houve possibilidade de continuar os trabalhos com sementeira directa, uma pequena parte das bolotas recolhidas irão ser semadas pelo grupo em vasos e futuramente plantadas.
Muito obrigado por todo o esforço e resiliência a este grupo e à Adèle, à Chlóe e à Lia (Voluntárias de longa duração do projecto LIFE VOLUNTEER ESCAPES - LIFE17 ESC/PT/003) que foram monitoras nesta atividade.


Comentários

Enviar um comentário