Criar solos mais ricos

O último fim-de-semana (4 e 5 de Maio) estivemos no baldio de Carvalhais na oficina de Engenharia Natural no âmbito da iniciativa Rewilding intervention da Mossy Earth.


Na manhã de sábado estivemos numa sala cedida pela Junta de freguesia de Carvalhais e Candal com uma apresentação do Aldo da EcoSalix - Sistemas Ecológicos de Engenharia Natural sobre, entre outros, o conceito de engenharia natural, as diferentes técnicas utilizadas de acordo com cada situação, os materiais disponíveis e vários exemplos de aplicações.


Após o almoço subimos ao baldio de Carvalhais passando pelos locais das oficinas de engenharia natural dos anos anteriores e observando e discutindo o efeito das técnicas aplicadas e o sucesso das mesmas.

Chegados praticamente ao topo da propriedade começámos a pôr em prática os conhecimentos aprendidos, construindo paliçadas numa linha de escorrência de águas na zona do 3º fogo controlado com o objectivo de acumulação de sedimentos e melhoria da qualidade dos solos reutilizando troncos e ramos da área.


Enquanto recolhíamos materiais para a construção das técnicas encontrámos ainda algumas larvas em troncos mais degradados.


No domingo concluíram-se e complementaram-se as 11 paliçadas de diferentes dimensões feitas no dia anterior e colocaram-se 3 gabiões numa outra linha de escorrência mais rochosa. Apenas para demonstração construiu-se ainda um entrelaçado que terá de ser acabado numa época mais indicada para as estacarias finas de salgueiro.


Nesta oficina estiveram presentes 20 participantes incluindo voluntários de longa duração de 3 parceiros, da Montis, da Marca – Associação deDesenvolvimento Local e da Plantar Uma Árvore do projeto Life Volunteer Escapes(LIFE17 ESC/PT/003) existindo ainda tempo para partilha de experiências e atividades de lazer.


Rita

Comentários