Para se levar gestão têm de se manter caminhos

No fim-de-semana de 5 e 6 de Outubro foi de voluntariado académico em Vermilhas com 12 voluntários da VO.U. pela Natureza e com 5 voluntários de longa duração do projeto LIFE VOLUNTEER ESCAPES: o Hugo, o Pedro e os recentemente chegados Vicky, Tom e Katia (para os quais esta foi também a primeira atividade de fim-de-semana).


Sob um sol lindo e um calor agradável, o trabalho começou focado na abertura de caminhos e o com corte e arranque de giestas nos mesmos, tendo sido possível, através de um extraordinário trabalho de equipa reabrir a ligação entre as duas propriedades do Carvalhal de Vermilhas, facilitando futuras atividades (como a da semana seguinte com a ASSOL que terá uma publicação em breve). Esta tarefa ocupou toda a manhã de sábado com alguns voluntários ainda a encarregarem-se de podar os jovens carvalhos que iam encontrando.


Após uma pausa para almoçar e relaxar perto da propriedade, com a paisagem de Vermilhas de fundo dedicámos a tarde de sábado a podar os carvalhos da propriedade mais pequena. Estas podas têm como objetivo potenciar o crescimento da árvore de modo a potenciar uma maior resistência principalmente aos fogos. Algumas árvores são tantas as guias que rebentaram do pé que é fácil que se passe mais de 30 minutos à volta de um único carvalho.


No final da tarde, antes de se preparar tudo para jantar e pernoitar no Albergue do Couto, fez-se ainda uma caminhada na lapa da meruge onde as rãs (P. perezi maioritariamente) fizeram as delicias tendo-se concluído o dia de trabalho a observar a paisagem.


O domingo foi dedicado ao registo da biodiversidade, sempre sob um sol lindo. Para além dos carvalhos e do mato de urze tojo e silvas, prestando-se atenção aos pormenores, foram-se encontrando por exemplo várias espécies de cogumelos e insetos como aranhas, gafanhotos e louva-deus que foram adicionados ao projeto Montis da plataforma iNaturalist.  


Fazendo uma pausa perto do pequeno rio, aproveitou-se ainda para ouvir o som da água fluída que cai das montanhas e tentar identificar algumas espécies de avifauna como o pica-pau-malhado-grande  (Dendrocopos major) , gaios (Garrulus glandarius) e os sempre presentes pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula).


"Os novos voluntários de longa duração da Montis ficaram felizes que esta atividade permita que várias pessoas possam trabalhar na conservação da natureza, nomeadamente habitantes da cidade que normalmente não têm oportunidade de conhecer realmente a natureza. Permitindo que esta experiência sirva como sensibilização para problemáticas ambientais."

Obrigado a todos pela vossa dedicação. Esperamos que tenham gostado da atividade. Encontramos-vos  numa próxima atividade!

A actividade de voluntariado realizou-se no âmbito do Fundo Recomeçar da Santa Casa da Misericórdia.
Katia, Vicky e Rita

Comentários

Enviar um comentário