O começo do ano - 12/01/2020

Mostrar a evolução do que fazemos, dar resultados, é uma transparência e cuidado que temos sempre tentado ter com os nossos sócios e com quem nos segue e apoia.
Vermilhas, foi a primeira propriedade que adquirimos, com a ajuda de todos (no crowdfunding "E que tal sermos donos disto tudo?"), e aos poucos desde 2016 temos investido na sua gestão.

No carvalhal, começou-se por abrir caminhos e clareiras por entre as giestas altas que estavam instaladas na propriedade. Criou-se uma descontinuidade de combustíveis, ou seja, camadas de flora, matos rasteiros e copas altas. Conseguiu-se chegar a novas zonas da área sob gestão, e conhecer-se aos poucos e poucos melhor a propriedade.
Em 2017, os fogos florestais que afectaram o país, queimaram o carvalhal instalado e a vegetação rasteira.

Mas, as árvores, mostraram-se resilientes a este fogo, e passado uns meses, começamos a ter carvalhos com novas rebentações pelas raízes.

Com os matos controlados pelo fogo, e os carvalhos a rebentar de raiz, chegou-nos uma nova oportunidade de gestão às mãos: conduzir a regeneração natural dos carvalhos. Começámos a escolher as rebentações que se mostravam mais fortes, com mais folhas, mais verticais, e em melhor estado e começámos a cortar as restantes junto ao solo. Assim, a energia da raiz, teoricamente, focar-se-ia nestas rebentações escolhidas fazendo-as crescer mais depressa.

Testámos, a condução da regeneração natural para acelerar o crescimento dos carvalhos, para que criassem sombra o mais rápido possível, para controlar os matos, e para serem mais resilientes a outro fogo que acontecesse.

Passaram-se cerca de 2 anos e meio desde que começámos esta tarefa, entre os voluntários de longa duração, académicos, voluntários que se juntam a nós nos fins-de-semana, associações parceiras, entre muitos outros que nos vão ajudando. E, com esta gestão continua da propriedade, observamos que, aparentemente, os carvalhos podados, estão com um crescimento bastante maior do que os carvalhos que ainda não tiveram intervenção na regeneração natural.

 As fotografias que vamos publicando tentam mostrar este crescimento, mas não fazem jus suficiente ao que vemos na propriedade, e por isso queremos convidar-vos, a virem estar connosco em Vermilhas no dia 12 de Janeiro.

A começarem o ano, não com o pé direito, mas com a tesoura de poda na mão e ajudarem-nos a continuar este trabalho de conduzir a regeneração natural. As raízes têm muita energia e as rebentações novas são uma constante que precisamos de ir mantendo.

A actividade é gratuita, oferecemos alimentação, seguro e alojamento a quem se queira juntar o fim-de-semana todo ou só vir na noite anterior. As inscrições podem ser feitas para: montisacn@gmail.com / 232 774 040 / http://montisacn.com/events/voluntariado12012020/



Até lá!

Comentários