Tabuleiros para Gaios - resultados e ajustes

No segundo ano após a instalação do primeiro tabuleiro para gaios, a Montis dispõe agora de 6 tabuleiros dispersos pelas propriedades de baldio de Carvalhais (3), Vermilhas (1), Vieiro (1) e Cerdeirinha (1).

Na época da bolota 2019/ 2020 tivemos algumas dificuldades em repor a bolota nos tabuleiros com a frequência que desejaríamos (reposições de três em três semanas), e não foi possível fazer uma monitorização tão intensa quanto prevíamos, chegando a todos os tabuleiros. Contudo, com a monitorização que foi possível fazer, e à semelhança do que já se tinha passado no ano anterior, não foi registada a utilização dos tabuleiros pelos gaios nas câmaras de fotoarmadilhagem.

O gaio-comum (Garrulus glandarius) é uma ave omnívora que varia os seus hábitos alimentares consoante a época do ano e a disponibilidade de alimento. Tem uma peculiar interação com as bolotas dos carvalhos: o gaio colhe e armazena as bolotas em buracos na terra. Esta característica torna o gaio num dos mais ávidos plantadores de carvalhos na natureza.

Iremos ser persistentes, fazer ajustes e melhorar a monitorização na próxima época. Tentaremos uma seleção de bolotas mais rigorosa acompanhada por uma reposição mais regular e vigilante, fazendo um esforço para alterar o período de reposição para 3 semanas (com a monitorização mais assídua da qualidade das bolotas colocadas nos tabuleiros).

Fechámos a época 2019/2020 com um resultado inesperado, onde contámos com a visita de um dos parentes dos gaios nos tabuleiros (pertencentes à mesma família, Corvidae), os corvos.


O vídeo mostra um grupo de corvos no que aparenta ser um banquete, no tabuleiro da área do primeiro fogo controlado no baldio de Carvalhais.


Ao longo do ano iremos aumentar o número de tabuleiros presentes nas propriedades, estando prevista colocação de mais um em Vermilhas, por entre uma mancha de carvalhos maduros, e em Costa Bacelo.

Hugo Barbosa

Comentários