Cerdeirinha - Como era, e como é!


As fotografias aéreas retiradas do Google Earth Pro, permitem aferir a evolução das nossas propriedades, sendo uma boa base para o entendimento da evolução da paisagem. Neste caso analisamos abaixo as fotografias aéreas de Cerdeirinha, localizada em Valadares, São Pedro do Sul, propriedade que gerimos ao abrigo de um protocolo de gestão.

 Outubro 2006
Junho 2011


Entre Outubro de 2006 e Junho de 2011, na mancha representada a amarelo vê-se uma diferença considerável naquilo que parece ser a quantidade de vegetação existente, nomeadamente no interior da propriedade, o que indicia ter ocorrido alguma perturbação no terreno. Actualmente estas manchas correspondem a áreas de carvalho e sobreiro em regeneração. Esta diferença é visível na fotografia aérea de Junho de 2011, no contraste entre o verde vivo no centro da propriedade e o verde seco, mais escuro na periferia, nas áreas de eucaliptal.


 Agosto 2017

Após seis anos e mesmo antes do fogo de 2017, não só na propriedade, mas em toda a sua envolvente, a estrutura verde está num nível de desenvolvimento tal, que encobre quase na sua totalidade os estradões de terra.

 Junho 2018

Em Junho de 2018, percebe-se a passagem do fogo de 2017. Presume-se que nas cabeceiras da paisagem envolvente o fogo terá sido mais intenso.
Já nas linhas de água a resiliência da vegetação é muito mais elevada, sendo nítida a diferença do fogo na propriedade a este e oeste da estrada.
Nos dias de hoje, existem alguns sobreiros adultos (Quercus suber) que sobreviveram ao fogo e muitos salgueiros (Salix sp.), nas linhas de água e nos limites da estrada municipal. Há também muita regeneração natural de carvalhos por baixo do eucaliptal, que está a ser conduzida pela Montis.


João Soares

Comentários