Em Vermilhas: a condução da regeneração natural

O trabalho de gestão de hoje (e das últimas semanas) incidiu nas propriedades de Carvalhal de Vermilhas

Com o crescimento da vegetação nos últimos meses a manutenção dos acessos tem sido crucial para conseguirmos ir mantendo a passagem até aos locais de foco da gestão das propriedades. 

Aproveitámos o dia ainda para ir planeando o programa do "Dia e Noite no Carvalhal" do próximo fim-de-semana (informações AQUI). 

Ao atravessar entre as duas propriedades, Cabrieira e Dumação, localizámos um ponto potencialmente de interesse para armar uma das câmaras de fotoarmadilhagem no sábado. Veremos se teremos sorte.

Seguindo caminho junto ao limite da propriedade da Cabrieira, passámos por vários carvalhos podados por nós de forma a conduzir a sua regeneração e a acelerar o seu crescimento. O carvalho representado na fotografia, que nos parece ser dos maiores que existia na propriedade, é um bom exemplo da resposta destas árvores aos fogos. 

O cepo queimado no centro da imagem, que provavelmente ardeu num fogo anterior a 2017, lançou novas varas que, sem condução, cresceram em "tufo" com uma grossura de cerca de um palmo e meio, não havendo uma guia que se tornasse dominante sobre as outras, atrasando o crescimento do carvalho em altura.


Com o fogo de 2017, estas guias, menos resistentes, com menos grossura e altura, arderam, e o carvalho voltou à "estaca zero". Durante estes três anos, a raiz da árvore, ainda viva, continuou a emitir novas guias a partir das guias que arderam, que já estavam a crescer novamente em "tufo". 

É nestas situações que avançamos com a condução da regeneração natural, na tentativa de acelerar um processo natural: a seleção de uma, ou duas, destas guias para se tornarem a guia dominante do carvalho. 

Foi esta seleção de guias mais saudáveis e promissoras que os voluntários de longa duração do projeto LIFE VOLUNTEER ESCAPES (LIFE17 ESC/PT/003) fizeram há cerca de um mês neste carvalho e com estas podas foi possível "descobrir" o cepo queimado escondido pelo tufo de guias.

Hoje, comprovámos que a raiz do carvalho já está a emitir mais guias sobre as podadas. Isto acontece principalmente porque existe um desequilíbrio entre a raiz e a quantidade de folhas (que fazem a fotossíntese produzindo o "alimento" para a raiz). Como a quantidade de folhas é pequena, devido às podas, e a raiz é extensa emite mais guias para aumentar a área foliar (quantidade de folhas) para receber mais energia que a sustente. 

Na próxima primavera voltaremos a fazer a condução da regeneração natural neste carvalho (e nos restantes) destas novas guias, de forma a concentrar a energia da raiz em fazer crescer em altura as guias selecionadas e aumentar o número de folhas nessas guias.

Ainda encontrámos várias curiosidades durante o dia, algumas latrinas interessantes de fauna, que se alguém conseguir identificar agradecemos (escala: moeda de 1 cêntimo, no canto inferior direito).

No percurso para o Carvalho Centenário de Vermilhas, que iremos fazer durante a actividade, encontrámos uma lagarta de traça do plátano (Acronicta aceris, identificação pelo iNaturalist

E o que nos parece ser um ninho de pica-pau num dos ramos do carvalho (fotografia tirada através dos binóculos).

O "Dia e Noite no Carvalhal" deste ano promete. Juntem-se a nós neste fim-de-semana.

 

Margarida Silva


Comentários