Oficina de iniciação à identificação de morcegos - Programa

No primeiro fim-de-semana de Setembro, 5 e 6, vamos organizar em colaboração com o Laboratório de Ecologia Aplicada da UTAD, a primeira oficina de iniciação à identificação de morcegos da MONTIS. 

A oficina será em Carvalhais (e baldio de Carvalhais), com:

- Uma componente teórica no dia 5, com diversas palestras sobre a ecologia, morfologia e identificação sobre os morcegos;

- Uma componente prática no terreno em que colocaremos detetores acústicos para morcegos, criaremos estruturas de engenharia natural que melhoraram as zonas de galeria ripícolas e potenciarão zonas benéficas para estes mamíferos e também uma sessão de captura e identificação de morcegos. 

- Uma componente teórico-prática de identificação através de programas específicos de acústica dos áudios recolhidos pelos detetores colocados em campo. 

 

Ponto de encontro: Junta de Freguesia de Carvalhais e Candal (40°47'19.0"N 8°06'46.8"W)

Hora de encontro: 09h00 de dia 5 de Setembro

O alojamento do fim-de-semana será em campismo no Bioparque de Carvalhais (coordenadas: 40°47'53.8"N 8°07'43.8"W), sendo que a MONTIS terá à disposição tendas de campismo, colchonetes ou colchões insufláveis para quem precisar.

 

Recomendações de material:

- Saco-cama (em caso de ser necessário poderemos providenciar alguns)

- Produtos para cuidados pessoais

- Computador portátil para a parte de identificação acústica pelos programas informáticos

- Luz frontal para as capturas noturnas de morcegos

Nota: Esta acção está passível de creditação pelo Centro de Formação de Castro Daire e Lafões como Acção de Curta Duração.

A actividade é gratuita mas carece de inscrição para logísticas necessárias e seguro de acidentes de trabalho. As inscrições podem ser feitas através do Formulário, ou para montisacn@gmail.com / 232 774 040.

 Mais informações: montisacn@gmail.com ou 910202759

No seguimento do processo de desconfinamento devido ao COVID-19, a MONTIS irá tomar algumas medidas de precaução nas atividades, respeitando assim o número máximo de participantes. A participação nesta oficina seguirá todas as recomendações da DGS.

Comentários