Por entre o giestal - Levides

Sábado, 10 de outubro, tivemos um dia de voluntariado na propriedade de Levides. 

Atualmente, os trabalhos envolvem a abertura de acessos até aos vários carvalhos em regeneração do incêndio de 2017, dispersos pelos quase 5 hectares da propriedade. O objetivo principal é a condução da regeneração natural dos mesmos, com podas que envolvem a seleção das guias/ramos mais fortes, e o corte dos demais. Esta ação tem em vista potenciar o crescimento dos carvalhos em altura, induzindo um foco por parte da árvore no(s) ramo(s) selecionado(s), de forma a gerarem um copado que permita criar uma descontinuidade vertical de combustíveis finos. Nada mais do que acelerar o que a natureza por si já iria fazer, aumentando assim a resiliência da área a riscos como, por exemplo, incêndios de intensidade mais elevada.


Por entre um "labirinto" de giestas, fomos encontrando vários carvalhos. Retiramos um pouco da vegetação circundante, num raio de sensivelmente um metro em redor dos carvalhos, de modo a reduzir a competição direta com outras espécies, como neste caso as giestas.


Um dos participantes trouxe no dia, um castanheiro, como doação à MONTIS. Aproveitámos e plantámos a árvore na propriedade.


Sendo inseto bastante ativo nesta altura do ano, encontramos vários louva-a-deus (Mantis religiosa) um pouco por toda a propriedade, com variantes entre as cores castanho e verde.


A habitual foto dos participantes com os voluntários do projeto LIFE VOLUNTEER ESCAPES.

Muito obrigado a todos pelo seu contributo na gestão da propriedade de Levides, e até uma próxima.

Está atualmente a decorrer uma campanha de crowdfunding, intitulada "Do eucaliptal até à mata", que tem como objetivo a reconversão do eucaliptal abandonado em mata de vegetação autóctone e dar um apoio à regeneração natural nas áreas de matos. Conheça mais em https://ppl.pt/montis.

Hugo Barbosa

Comentários