Paisagem em Movimento: "O Medronho e a Lenda da Beira"

“Porque a razão para a existência de uma empresa não pode ser única e exclusivamente o lucro”  foi o mote da apresentação do José Martins da Lenda da Beira. Natural da Pampilhosa da Serra, em 2006, teve a ideia inovadora de começar a plantar medronheiros, uma planta que ocorre espontaneamente nesta zona, de forma organizada. 

Uns anos depois estava a avançar com o aproveitamento do fruto, quer em fresco quer em aguardente e ainda noutras utilizações inovadoras.


Veja a apresentação completa AQUI

Para além dos vários produtos que se podem obter a partir do medronho, o medronheiro é uma espécie que apresenta forte resiliência ao fogo e rápida capacidade de regeneração, podendo contribuir, entre outros, para a prevenção aos incêndios, a estabilização do solo e a gestão da floresta.

Na envolvente dos eucaliptais da MONTIS existem áreas com medronheiros e será uma das espécies que queremos ter na "nova" mata a criar.

Se quiser contribuir para esta reconversão de eucaliptal numa mata que contribua para a sustentabilidade deste território veja como em http://ppl.pt/montis

Comentários