Aguada de baixo - uma nova área sob gestão da MONTIS

No passado dia 10 de Março, fomos reconhecer a nova propriedade que a MONTIS passará a gerir, em Águeda. A propriedade, a que nos referimos como Aguada de baixo (por se encontrar nesta freguesia), tem cerca de 0,20 hectares e foi protocolada a 10 de fevereiro deste ano, por um período de 10 anos com o nosso sócio Luís Lavoura.

Os primeiros passos foram a georreferenciação dos limites da propriedade, levantamento geral da flora presente e a sua dispersão, avaliação dos acessos e um reconhecimento geral do terreno.

Ao longo de toda a propriedade, com maiores dimensões na zona sul, há sobreiros (Quercus suber) e alguns carvalhos (Quercus robur).

Sobreiros

O pinheiro bravo (Pinus pinaster) também existe, com maior presença do que as espécies anteriores.  Há ainda uma pequena mancha de eucaliptos nos extremos norte da propriedade.

Pinheiro bravo

No geral, a vegetação arbustiva ocorre em pequenas manchas dispersas, compostas nomeadamentepor tojo (Ulex sp.) e gilbardeiras (Ruscus aculeatus), sendo a maior parte da ocupação do solo caracterizado por vegetação rasteira. 

Gilbardeira

Existem na propriedade plantas invasoras lenhosas, nomeadamente a acácia (Acacia dealbata), na zona noroeste. Para já esta é uma mancha de pequenas dimensões. No entanto, na propriedade adjacente a nordeste encontra-se um acacial de grandes dimensões.

Acácias no interior da propriedade

O próximo passo após esta visita é a elaboração de um plano de acção para a área. E de seguida vamos precisar do apoio dos nossos voluntários para colocar o plano em prática. Obrigado ao sócio Luís Lavoura, pela confiança depositada neste protocolo de gestão.

Hugo Barbosa


Comentários