Já há enxadas na Malveira

A propriedade na Malveira, que recentemente passou a estar sob gestão da Montis, teve no passado fim de semana (dia 23 e 24) as suas primeiras intervenções. 

Apesar de o plano de gestão para esta área ainda estar em fase de construção, a informação que vem sendo recolhida permitiu dar desde já início às intervenções, procurando dar resposta a alguns dos problemas identificados e aproveitando as oportunidades que vão surgindo, como neste caso, a plantação de árvores com o apoio de dois parceiros da Montis.



Na preparação das ações do dia 23 e 24, houve a possibilidade de contar com a colaboração da Câmara Municipal de Mafra para retirar alguns núcleos de deposição de lixo que se tinham formado na propriedade. Esperamos que ao se irem realizando mais ações de gestão nesta área, estes despejos deixem de ocorrer. 



Para a plantação, a área escolhida foi uma clareira existente na parte inferior da propriedade, a qual é uma das poucas áreas abertas (grande parte da propriedade está ocupada por acácias) e simultaneamente uma zona de acumulação de sedimentos, oferecendo boas condições para o crescimento das árvores. Esta escolha tem como objetivo a criação de núcleos compactos de vegetação autóctone, que servirão de ponto de partida para o controlo progressivo das áreas circundantes ocupadas por espécies invasoras. 

Como as previsões de ligeira precipitação para os dias anteriores não se concretizaram, chegámos ao fim de semana na sequência de dias quentes e de ausência de chuva, culminando num solo seco e duro. Isto aumentou a dificuldade da tarefa de abrir as covas para a plantação. Ainda assim, os nossos voluntários não se intimidaram e colocaram mãos à obra, de enxada na mão, e por vezes de picareta. Para mitigar a ausência de humidade no solo, fomos colocando água junto às plantas que lhes permitisse aguentar estes primeiros dias. 

No momento em que escrevo este texto chove abundantemente lá fora, pelo que as plantas terão agora oportunidade de recuperar da carência de água dos últimos dias.



Nestes dias, as espécies plantadas foram sobreiros, carvalhos-cerquinho e freixos, com os freixos a serem colocados numa das orlas da clareira, onde existe mais humidade. 

Quanto a números, no dia 23, estiveram presentes mais de 70 voluntários através do parceiro DHL e plantaram-se 169 árvores. No dia 24 foram lançadas as bases para a plantação de 100 árvores pelo parceiro Bosquia, com a plantação de 12 neste dia, com as restantes a serem plantadas num futuro próximo. 



Este foi um primeiro passo da caminhada de levar gestão à propriedade da Malveira de Cima. 

Muito em breve será lançada a data para a primeira atividade de voluntariado aberto à comunidade para esta propriedade, para em conjunto darmos continuidade ao desafio de promover a natureza e biodiversidade. Caso deseje ser notificado dessa atividade, e outras que decorram na Malveira, envie-nos um email para montisacn@gmail.com.

Luis Lopes

Comentários