Continuam as preparações

Estivemos no baldio de Carvalhais dia 15 de janeiro, para dar seguimento aos trabalhos começados em dezembro de 2021, na preparação das faixas de contenção do próximo fogo controlado da MONTIS.

Planeamos brevemente, quando as condições o permitirem, queimar pela segunda vez uma das zonas de fogo controlado dos 100 ha do baldio de Carvalhais que estão sob gestão da MONTIS.

Esta zona foi queimada pela primeira vez em 2018, e agora, quatro anos depois, estamos a preparar o terreno com a manutenção das faixas de contenção anteriormente usadas e a abertura de uma nova faixa de contenção que irá permitir a salvaguarda de uma das zonas de plantação, que apresenta melhores taxas de sobrevivência, desta parcela. 


No voluntariado deste mês, estivemos com os sócios da associação e os voluntários de longa duração do Nature.com, a terminar os preparativos desta faixa de "salvaguarda".


Aguardamos agora uma janela de oportunidade para queimarmos novamente esta parcela, que corresponderá sensivelmente a 10ha e que irá permitir voltar a abrir novas oportunidades de gestão por entre a vegetação rasteira/arbustiva destes quatro anos. 


Margarida Silva

Comentários