Gestão de propriedades em Tortosendo

A MONTIS assinou em Janeiro dois novos protocolos para a gestão de sete propriedades localizadas nas freguesias de Tortosendo e Cortes do Meio, concelho da Covilhã e integradas, ou na proximidade, do Parque Nacional da Serra da Estrela (para a esquerda do limite verde).

A proximidade a algumas zonas urbanizadas e as boas acessibilidades (A23) facilitará a realização de programas de voluntariado regular e/ou corporativo, e de outras acções de sensibilização que interessam à MONTIS.

Algumas destas propriedades constituem uma excelente oportunidade para efectuar plantações de árvores nativas, respondendo às várias solicitações que a MONTIS tem vindo a receber, sendo a mais recente a da empresa Caudalie, através da 1% for the Planet, que inclui a plantação de cerca de 12 mil árvores.

Em contrapartida, as duas empresas que celebraram estes protocolos - a Casa Agrícola Herdade do Conqueiro, S.A. (CAHC) e a FAJAG - Compra e Venda de Imóveis, S.A., vêem reforçados os exigentes padrões de sustentabilidade a que se comprometeram, particularmente a CAHC que faz parte do grupo CERTIBEI, certificado pelo FSC (Forest Stewardship Council) e pelo PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification).

A área total das propriedades a gerir totaliza cerca de 300 ha, embora na maior delas, com 200 ha, destinada a produção associada a espécies nativas (p. ex. medronheiros, castanheiros, sobreiros), a área a abranger pela gestão da MONTIS será apenas de cerca de um décimo (a afinar mediante a elaboração de um plano de acção).

O principal objecto do protocolo reside na valorização dos seus valores naturais, nomeadamente os associados a linhas de água e galerias ripícolas (algumas delas infestadas por acácias e giestas), bem como no aproveitamento para a biodiversidade das faixas de gestão de combustível que atravessam as propriedades.

Como as empresas objecto destes protocolos são representadas por um dos membros da Direcção, e embora nada impeça a Direcção de celebrar estes protocolos, nomeadamente por não haver qualquer vantagem patrimonial para os proprietários, a Direcção da MONTIS assume o compromisso de os apresentar e ratificar na próxima Assembleia Geral a realizar em Março próximo.

Comentários