Plantações e fogo controlado no Baldio de Carvalhais

Desde o início da época de plantação em Outubro que temos estado muito assíduos na gestão do Baldio de Carvalhais. 

Assumimos o compromisso, através de um protocolo com a 1% for the Planet France, de plantar 11 765 plantas na época 2022/2023, financiadas pela empresa Caudalie. 

Em Novembro de 2022 contámos com uma equipa de sapadores do Agrupamento de Produtores Florestais de São Cristóvão de Lafões, que abriu uma área dominada por fetos, giestas e silvas, de cerca de 0,3 hectares, na parcela do 2º fogo controlado (queimado pela segunda vez em Fevereiro de 2022). 

Com o apoio do parceiro Altri Florestal, através do projeto Altri Diversity, conseguimos já plantar 1354 plantas nesta área do Baldio de Carvalhais. Muitas destas plantações foram feitas com a ajuda de várias entidades, através de atividades de voluntariado corporativo e team-building.


Desde o início de 2023, temos dado continuidade ao trabalho de plantação com vista a cumprir os compromissos estabelecidos. Em Janeiro, contámos com sapadores da ADRL - Associação de Desenvolvimento Rural de Lafões, que além de continuarem a abrir área para plantar na parcela do 2º fogo, estiveram sobretudo a abrir as faixas de contenção para o fogo controlado que esperamos fazer este ano. Pretendemos queimar pela 2ª vez a parcela que queimámos em Fevereiro de 2019. 

Durante o processo de limpeza das faixas de contenção fomos avaliando e identificando áreas com vegetação de interesse que podemos proteger do fogo controlado. É o caso de um bosquete de amieiros com altura entre os dois e quatro metros, atravessado por uma linha de água temporária. Abrimos a faixa de contenção em volta desta galeria ripícola de forma a proteger a mesma do fogo controlado, e usar este espaço como um ponto de ancoragem para futuras ações de restauro ecológico.

Bosquete de amieiros antes da limpeza

Bosquete de amieiros depois da limpeza

Dedicámos também o mês de Janeiro a fazer o reconhecimento geral do Baldio de Carvalhais, através de visitas técnicas onde pretendemos avaliar a evolução das ações de gestão. Estas visitas ajudarão a redigir o Relatório de Gestão de 2022 e a planear as ações necessárias para 2023.



João Freitas


Comentários