Passeio no vale glaciar do Zêzere

No próximo dia 30 de setembro vamos à Serra da Estrela para visitar o troço de montante do vale glaciar do Zêzere.

Este vale glaciar é o maior da Europa e faz parte do Parque Natural da Serra da Estrela, da Zona Especial de Conservação Serra da Estrela (Rede Natura 2000) e também da Rede de Reservas Biogenéticas do Conselho da Europa, dada a biodiversidade singular que nele existe. O passeio terá início no Covão d’Ametade em Manteigas (40°19'41.0"N 7°35'13.3"W), onde numa depressão, revestida por relvados naturais e ladeada pelos afloramentos graníticos dos Cântaros Magro, Gordo e Raso, se encontra um bosque de bétulas e o troço inicial do rio Zêzere. Começando a descer ao longo do troço do rio será possível observar uma população de tramazeiras e um pequeno núcleo de teixos onde iremos procurar recolher sementes, para posteriormente propagar. Em seguida o percurso irá acompanhar (no sentido inverso) a Estação da Biodiversidade do vale do Zêzere (http://www.tagis.pt/vale-do-zezere.html).

Ao longo do percurso iremos fazendo paragens para explicar várias características do vale do Zêzere, da sua galeria ripícola e biodiversidade, através da consulta dos painéis informativos, que funcionam como guia de campo, com imagens e comentários sobre plantas e animais comuns.

O percurso terá cerca de 5 km, com um nível de dificuldade fácil dado que o faremos no sentido descendente. Será um percurso linear, assegurando-se no final o transporte dos condutores até às viaturas.

Aconselhamos os participantes a trazerem garrafa de água, chapéu, protetor solar e calçado confortável.

A atividade é gratuita mas sujeita a inscrição e asseguramos acompanhamento técnico e seguro de acidentes pessoais.

As inscrições estão abertas até às 12h do dia 29 de setembro (indicando: nome, contacto telefónico e CC para efeitos do seguro), através do email montisacn@gmail.com, ou através dos números: 232 774 040 / 925 840 014, ou no formulário.

Bolsa de boleias - Para todas as atividades temos tentado organizar uma bolsa de boleias. Se alguém precisar ou tiver lugares disponíveis diga-nos para tentarmos fazer a ligação entre a oferta e a procura.


Comentários