Passeio no vale glaciar do Zêzere

Este sábado, dia 30 de setembro, decorreu o passeio mensal da MONTIS à serra da Estrela para visitar o troço de montante do vale glaciar do rio Zêzere.

Neste passeio percorreu-se a Estação da Biodiversidade do vale do Zêzere, onde, através dos painéis informativos dessa EBIO foi possível conhecer as espécies de animais e plantas que se podem encontrar nesse local.

Ao longo do percurso foram sendo observados também alguns indícios de presença de outros seres vivos, tais como excrementos de fuinha, ouriço-cacheiro e fuçadas de javali.

No final do passeio tivemos a oportunidade de contactar com um pastor local e o seu rebanho de cabras e ovelhas, com quem se realizou uma “troca à época medieval”, como um dos participantes intitulou: o pastor, muito singelamente, deu-nos uma maçã a cada um e uma fatia de queijo que tirou da sua algibeira, em troca de um pedaço de um produto regional, o folar de Vouzela.

No final do passeio houve a oportunidade de "ir a banhos”, mergulhando na água fresquinha do rio Zêzere. Nesta altura o rebanho juntou-se a nós a apreciar o verdejante relvado junto às margens deste curso de água.

Durante este percurso houve ainda oportunidade para apreciar a paisagem do vale glaciar do Zêzere e na qual se enquadra um bosquete de teixo. Este inclui também tramazeiras e outras espécies que têm grande importância nesta paisagem, tendo-se verificado que as suas bagas estão na base da alimentação de muitos mamíferos e aves que ali habitam.

De forma a que estas espécies possam vir a integrar a biodiversidade presente nas propriedades que a MONTIS gere, alguns desses frutos foram recolhidos, para que posteriormente seja possível propagar as suas sementes, almejando a constituição de uma floresta diversificada nas propriedades da MONTIS em Carvalhal de Vermilhas.

Agradecemos mais uma vez aos participantes e sócios da MONTIS, pela sua participação e colaboração. Esperamos voltar a contar com a vossa participação em atividade futuras.

Comentários