A última plantação de 2023 com a VO.U. pela Natureza


No passado fim-de-semana de 16 e 17 de dezembro, tivemos a última atividade de plantação de 2023.

Recebemos 11 jovens universitários da associação de voluntariado universitário VO.U. pela Natureza, para dois dias bastante produtivos na gestão do Baldio do Carvalhais.

No fogo controlado que realizámos em abril de 2023, conseguimos salvaguardar um bosquete de amieiros que se encontra na galeria ripícola de uma linha de escorrência. A área envolvente a este bosquete ardeu bem no fogo controlado, controlando o crescimento dos matos e depositando a matéria orgânica no solo sobre a forma de cinzas. Decidimos aproveitar estas boas condições e focar as plantações nesta área, diversificando as espécies.


Área queimada na envolvente do bosquete de amieiros protegido (linha vermelha)

Bosquete de amieiros protegido no fogo controlado de abril

Esta área queimada no fogo controlado já se encontrava coberta por fetos secos e algumas silvas, por isso dedicámos estes dois dias à limpeza da área e à plantação.

Para a época de plantação de 2023/2024, temos os objetivos de diversificar as espécies plantadas e melhoras as taxas de sobrevivência. Neste sentido, durante estes dois dias, plantámos 254 plantas, entre árvores e arbustos, de cinco espécies diferentes:
  • Carvalho-alvarinho (Quercus robur) - 75 plantas
  • Castanheiro (Castanea sativa) - 61 plantas
  • Medronheiro (Arbutus unedo) - 45 plantas
  • Bétula (Betula sp.) - 28 plantas
  • Pilriteiro (Crataegus monogyna) - 45 plantas
Na tentativa de melhorar as taxas de sobrevivência das plantas e de facilitar a futura localização das mesmas, todas as plantas receberam protetores ou estacas pintadas de cerca de 1 metro de altura.

Iremos continuar a expandir esta área, aproveitando a linha de água e as oportunidades criadas pelo fogo controlado.




Obrigado aos voluntários da VO.U. pela Natureza por toda a dedicação durante estes dois dias.


Comentários

Enviar um comentário