Conhecer aves em Pampilhosa da Serra!

"Só se protege aquilo que se gosta e só se gosta do que se conhece"

No dia 1 de março, já integrada nas comemorações dos 10 anos da MONTIS, a MONTIS organizou uma sessão de anilhagem, contribuindo para o conhecimento de alguma da avifauna presente em Pampilhosa da Serra, mas também para criar momentos de afeição entre os mais novos e as aves capturadas. Nesta manhã, contámos com a participação especial do reconhecido anilhador Paulo Tenreiro, que guiou a sessão, e com uma turma de 1.º ano do Agrupamento de Escolas Escalada, Pampilhosa da Serra, incluindo 15 alunos e duas professoras: a Fátima Peixoto e a Sónia Martins. Esta atividade responde à motivação da MONTIS de “levar a conservação da natureza e da biodiversidade a todos, de forma transparente e aberta”, mas representa também o esforço da associação para estabelecer parcerias com a comunidade local e para alcançar um público crescente (e em crescimento).

O Paulo ensinou os diferentes passos que uma anilhagem bem-sucedida envolve. Dentre eles, colocar a “pulseirinha”, isto é, a anilha, com a ajuda de um alicate; anotar o nome (comum e científico) da ave, o seu sexo e o número da pulseira - que corresponde ao “número de contribuinte” do indivíduo capturado; soprar em direção à penugem da ave, para ser possível ver o seu músculo e gordura; fazer as medições, com a ajuda de uma régua, e pesar a ave utilizando um copo e uma balança, anotando sempre os dados recolhidos. E, claro, libertar a ave no fim! (abaixo ficam algumas imagens ilustrativas)

Colocação da anilha com ajuda do alicate

Avaliação do músculo e gordura

Libertação da ave

Além deste processo, os mais pequenos tiveram a oportunidade de ver de perto como decorre o processo de captura, sendo a ave exemplificada com uma “poupa peluche” que muito sucesso teve junto dos mais novos.

Com um pouco de sorte e muito saber, o Paulo Tenreiro e os seus dois amigos David e Diogo, também anilhadores, capturaram um total de 23 aves. Todas elas foram admiradas de perto pelos alunos e a sua libertação foi feita por eles, proporcionando uma memória feliz.

Lista de aves capturadas:
Chapim-azul (Cyanistes caeruleus) - 3 indivíduos
Chapim-carvoeiro (Periparus ater) - 3 indivíduos
Chapim-de-poupa (Lophophanes cristatus) - 1 indivíduo
Chapim-rabilongo (Aegithalos caudatus) - 2 indivíduos
Chapim-real (Parus major) - 6 indivíduos
Estrelinha-de-cabeça-listada (Regulus ignicapilla) - 3 indivíduos
Melro-preto (Turdus merula) - 1 indivíduo
Pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula) - 3 indivíduos
Toutinegra-de-barrete-preto (Sylvia atricapila) - 1 indivíduo

Chapim-de-poupa (esquerda) e chapim-real (direita)

A atividade terminou com um almoço no café “O Montanha”, dando o nosso contributo para promoção da economia local, complementado pelo folar de Vouzela, doce regional do município onde se localiza a sede da MONTIS.

Uma vez mais, agradecemos aos alunos da turma de 1.º ano que com tanto entusiasmo participaram nesta atividade, e a todos os que permitiram a sua realização: a Fátima, a Sónia, o David e o Diogo. Um agradecimento especial fica para o Paulo Tenreiro por ter dinamizado esta sessão de anilhagem tão enriquecedora. Até uma próxima!


Comentários