Os 10 anos da MONTIS em Vermilhas

No passado dia 23 de Março fomos visitar as propriedades de Carvalhal de Vermilhas com vários objectivos, todos directa ou indirectamente relacionados com as celebrações dos 10 anos da MONTIS. O grupo não era muito grande mas incluía membros da direcção actual e da primeira direcção e família, da equipa actual e de equipas anteriores, dois voluntários da Parcours le Monde, o presidente da Câmara Municipal de Vouzela, também sócio da MONTIS.

O passeio começou na Lapa de Meruge e apanhámos a seguir o caminho recentemente aberto, com o apoio de sapadores e dos voluntários da Parcours le Monde, em direcção à parcela de Dumação. Objectivo 1: na zona dos carvalhos maduros, os poucos que sobreviveram aos incêndios de 2017, iríamos "plantar" a placa prometida aos que contribuíram para a compra destas propriedades no primeiro crowdfunding da MONTIS, realizado em 2014.

Já nesse local e mesmo antes da colocação da placa fomos dando início ao objectivo 2: discutir as opções de gestão, passadas, presentes e futuras, para estas propriedades. Falámos da necessidade de desafogar o tabuleiro para gaios que não tem tido utilização, de colocar um pouco mais alto as caixas-ninho que construímos em Setembro do ano passado, de relocalizar a câmara de foto-armadilhagem e de assinalar onde eram as "entradas" da propriedade.

A "plantação" da placa foi divertida, com os "voluntários" a encher o buraco (previamente aberto) mais depressa do que conseguíamos fotografar e filmar, para podermos depois enviar o registo a quem o pediu. Infelizmente a falta de rede no local não permitiu fazer o "directo" que tínhamos pretendido.

Depois da cerimónia evocativa do 1º crowdfunding e de revisitar os nomes dos que tinham contribuído (incluindo os anónimos que não estão representados), dirigimo-nos à propriedade de Cabrieira, discutindo, pelo caminho, as propriedades que nos interessaria comprar através do próximo crowdfunding (o que irá ser lançado no próximo dia 4) e como chegar aos seus proprietários.

Atravessada a ribeira de Meruge (ou "Merugeiro"), chegámos a Cabrieira, ao local do 3º objectivo: íamos plantar 10 arbustos/árvores - sete loendros e três teixos - característicos da serra do Caramulo, em honra dos 10 anos da MONTIS. As águas corriam rápidas mas conseguimos encher alguns dos recipientes de transporte das plantas para regar estas plantações e quatro dos teixos plantados há cerca de um ano. Mais uma vez aproveitámos para discutir o interesse de vir a recuperar a galeria ripícola, particularmente se conseguíssemos controlar ambas as margens.

Por fim subimos até à zona que tem estado a ser recuperada pelas equipas de voluntários da Critical Software (que há dois anos apadrinharam as propriedades de Vermilhas) onde também debatemos a possibilidade de abrir um dos caminhos que circunda a propriedade, com o apoio da Câmara Municipal de Vouzela, e algumas clareiras em torno dos carvalhos cuja regeneração temos vindo a apoiar após o fogo de 2017.

O regresso foi pelo estradão que liga à Lapa de Meruge, permitindo explicar aos voluntários franceses o que tinha acontecido nos fogos de 2017. E era preciso acelerar para chegar a horas à Assembleia Geral.

Comentários

  1. Devem faltar alguns nomes na placa. O meu não está.

    ResponderEliminar
  2. Prezado João Almeida, não encontramos o seu nome registado entre as pessoas que contribuíram.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário