Uma parceria que ficará

Em 2016, a MONTIS embarcou numa parceria europeia, num projeto LIFE preparatório, LIFE ELCN, com o objetivo de criar uma rede de parceiros europeia que trabalhasse para a conservação da Natureza. Este projeto, veio dar origem ao projeto LIFE ENPLC, que adicionou o objetivo de trabalhar com proprietários privados para o mesmo fim. 

O LIFE ENPLC, chega este ano ao fim e, em tempo, haveremos de fazer um balanço dos dois projetos, com o executado pela MONTIS, lições aprendidas, o que foi feito e perspectivas futuras. Por agora, deixamos algumas fotografias (respetivos créditos aos parceiros XCN - Xarxa per a la Conservació de la Natura e ELO - European Landowners Organization) da conferência final do projeto.

Visita à propriedade de Krabbels-Lovenhoek. A gestão da área é feita em prol da conservação da Natureza e foi feito um acordo de gestão com o proprietário privado no âmbito do projeto.

A conferência decorreu no passado dia 27 de Março, em Bruxelas integrado no Fórum para o Futuro da Agricultura. Contou com a presença de de praticamente todos os parceiros deste projeto. 

Reconhecimento aos parceiros do projeto

Reconhecimento às gestoras de projeto

O projeto durante a sua execução focou-se em formas de apoiar e envolver proprietários privados em conservação da Natureza. Na conferência foram apresentados alguns resultados de parceiros sobre o que conseguiram desenvolver com o apoio do projeto, como incentivos para os proprietários privados, acordos de gestão/registos de propriedade, apoios a projetos e financiamentos, resolução de conflitos para áreas com estatuto de conservação (Rede Natura 2000).


Houve também oportunidade para serem partilhados casos de sucesso, noutros países, de proprietários privados que conseguem convergir a conservação da natureza e a gestão (para lucro) das suas propriedades, bem como implementações de incentivos existentes noutros países para proprietários privados, e oportunidades para projetos futuros que juntem as duas faces deste projeto: conservação da natureza e proprietários privados.




Um agradecimento a todos os que apoiaram e tornaram este projeto possível.

Comentários