CTI Pampilhosa da Serra 2024: Passeio em Santa Luzia

No passado dia 13 de julho decorreu o passeio em Santa Luzia, no âmbito do Campo de Trabalho Internacional organizado pela MONTIS. Este CTI foi apoiado pelo IPDJ, pela Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra e pela EDP Produção, dado que também incluímos a gestão dos terrenos protocolados nas margens da albufeira de Santa Luzia.

O objetivo deste passeio era mostrar as intervenções realizadas e ainda planeadas no modelo de gestão desenvolvido pela MONTIS para as duas parcelas da EDP Produção. 

Nesse sentido, o passeio contou com a participação dos 11 voluntários internacionais do CTI e seis participantes, dando a oportunidade aos voluntários do CTI de interagirem com os participantes externos e mostrarem o trabalho que já tinham desenvolvido em Santa Luzia durante o CTI.

Começámos o passeio em Casal da Lapa, junto do restaurante "As Beiras", fazendo uma breve introdução sobre a MONTIS e contextualizando as intervenções que iriamos ver no terreno, referindo o protocolo entre a EDP Produção e a MONTIS.

Seguimos depois em passeio na direção da albufeira de Santa Luzia, aproveitando para abordar o trabalho que a MONTIS tem desenvolvido ao longo dos anos na região, com os vários terrenos que comprou e gere em Pampilhosa da Serra, e reforçando a importância que o envolvimento da comunidade tem na gestão deste património natural, sendo esse envolvimento que estamos a tentar angariar em Santa Luzia.

Ao longo da caminhada fomos fazendo paragens em vários núcleos de mimosas na margem esquerda da albufeira. Os participantes aprenderam sobre o método do controlo através do descasque, observando os resultados de um voluntariado corporativo realizado em maio com a EDP Produção. E aprenderam sobre o método do controlo através do arranque, com a explicação dos voluntários do CTI sobre o núcleo que controlaram.


Fizemos também uma paragem no canteiro de plantas aromáticas, plantado em março, num voluntariado corporativo com a EDP Produção. Os participantes puderam aprender a distinguir e experienciar os cheiros das várias espécies plantadas. Aproveitámos também para regar estas plantas.

Passando para a margem direita da albufeira, foi possível mostrar aos participantes as intervenções da ação realizada em março, como as estruturas de engenharia natural construídas para retenção de solos e ainda as plantações de sobreiros, castanheiros, entre outros.

Continuando o passeio na direção da praia fluvial do Vidual, seguimos o percurso até à extremidade das áreas da EDP Produção, onde os voluntários do CTI puderam mostrar os refúgios para biodiversidade que construíram e a câmara de foto-armadilhagem que colocaram. 

Terminámos o passeio percorrendo o mesmo percurso de regresso ao Casal da Lapa, concluindo na praia fluvial de Santa Luzia.

Obrigado aos participantes e aos voluntários do CTI por um passeio com um grupo tão animado e bem-disposto. Esperamos ter cativado o vosso interesse e que regressem para mais atividades!


Comentários