Um dia dedicado às invasoras em Santa Luzia


Na passada sexta-feira, dia 10 de maio, estivemos na envolvente da albufeira de Santa Luzia, na Pampilhosa da Serra, para um dia dedicado ao controlo de plantas invasoras enquadrado na Semana sobre Espécies Invasoras.

Esta atividade faz parte do Modelo de Gestão Florestal elaborado pela MONTIS para duas propriedades da EDP Produção (EDPP), e contou com 13 participantes da E-Redes.

A atividade contou com um enquadramento inicial pela Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra, através do Sr. Vereador Rui Simão, que agradeceu a presença dos participantes e o trabalho desenvolvido pela MONTIS. 

Começámos a atividade com a intervenção num pequeno núcleo de mimosas (Acacia dealbata), onde os participantes tiveram oportunidade de aprender a identificar a espécie e experimentar o controlo da mesma através do descasque. 


Depois da introdução à problemática das espécies invasoras e de aprenderem a descascar acácias, os participantes passaram o resto da manhã a fazer o controlo de um núcleo de mimosas de maior extensão, na margem da albufeira de Santa Luzia.



Após uma pausa para almoço no Bar da Cal, na praia fluvial de Santa Luzia, com o apoio da empresa EpicLand, voltámos ao trabalho. Tendo controlado completamente um núcleo de 488 m2 durante a manhã, dedicámos a tarde a controlar outro núcleo, tendo sido descascadas/arrancadas quase todas as acácias numa área de 453 m2.


A atividade foi ainda acompanhada pelo Centro de Comunicação da Natureza, da Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra, permitindo divulgar o projeto e a campanha de crowdfunding "Nos cumpre tê-lo com cuidado". Relembramos que podem apoiar a campanha em https://ppl.pt/montis. Se não puder fazer um donativo, também pode ajudar fazendo a divulgação da campanha com a sua rede de contactos.

Deixamos aqui o nosso agradecimento aos participantes, à Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra, e à EpicLand.

Comentários