Diversificar a vegetação em Levides

Desde 2020, que a MONTIS tem apostado na criação de mosaico na paisagem em Levides, com a abertura de caminhos e clareiras no giestal que ocupa a maioria da propriedade, e aproveitando essas áreas para plantar uma maior diversidade de espécies nativas.

Durante os meses de Julho e Agosto de 2024, a MONTIS alavancou estas intervenções com o apoio de uma equipa de estagiários do IEFP, que abriram vários caminhos e clareiras com recursos moto-manuais. 

No passado dia 16 de novembro, contámos com o apoio de 16 participantes da PlantArbor, para um dia dedicado às plantações nestas clareiras e caminhos de forma a diversificar a vegetação existente na propriedade.

Começámos o dia, a plantar na primeira clareira, na zona de cota mais baixa da propriedade, junto ao limite Norte. Para realizar as plantações foi primeiro necessário remover o giestal cortado, deixando o solo descoberto e acessível para plantar.

Esta propriedade apresenta muitos afloramentos rochosos, com grandes extensões de área com apenas uma camada superficial de solo. Apesar disso, fomos procurando as bolsas de solo mais fundo, permitindo que as plantas consigam criar raízes e estabelecer-se.

Completada a área na primeira clareira, fomos prosseguindo com plantações nas margens dos caminhos, e nas clareiras que encontrávamos. 



Com o apoio de todos os participantes conseguimos contribuir para o mosaico nesta propriedade, através da plantação de 235 plantas:

  • 60 loureiros (Laurus nobilis)
  • 51 castanheiros (Castanea sativa)
  • 45 medronheiros (Arbutus unedo)
  • 34 sobreiros (Quercus suber)
  • 24 carvalho-alvarinho (Quercus robur)
  • 17 pereira-brava (Pyrus cordata)
  • 4 murtas (Myrtus communis)

Agradecemos aos participantes!


Comentários