Visita à Quinta das Lamas

   

No arranque do novo ano visitámos a Quinta das Lamas para percebermos em que estado está o processo de controlo das grandes acácias-austrálias, que decorre desde 2022 numa parcela dos 2,2 hectares geridos pela MONTIS.

Constatámos que nesta parcela os trabalhos de descasque desenvolvidos no passado foram bem-sucedidos e as acácias de grande porte intervencionadas encontram-se já secas. Vários indivíduos tinham sido cuidadosamente selecionados para que se consiga remover o maior número possível mantendo o ensombramento das árvores nativas jovens, permitindo simultaneamente a transição das árvores dominantes e o controlo do crescimento do sub-coberto (como o silvado).

Até ao momento estamos a conseguir bons resultados nesta parcela e as populações de loureiro e de carvalho-alvarinho estão a aproveitar a oportunidade e gradualmente a ocupar o espaço disponível.

Os próximos passos estão também já traçados... em breve as acácias que já secaram vão ser removidas com precaução, para minimizar a perturbação do ecossistema. Vamos também estudar a viabilidade de aproveitamento da madeira dos indivíduos de maior dimensão que foram propositadamente marcados para não serem descascados (um dos pontos de discussão do colóquio “Tenho uma área invadida. E agora?” aqui realizado em maio de 2024).

É com muita satisfação que vemos que há resultados visíveis nesta parcela gerida pela MONTIS, em breve traremos mais notícias da acolhedora Quinta das Lamas!


Comentários