Voluntariado mensal na Malveira

No passado dia 8 de Março, estivemos na Malveira, em Mafra, para mais uma ação de voluntariado.

Apesar das intempéries, três voluntários dedicaram a sua manhã para plantar espécies nativas.

No total foram plantadas 30 árvores e arbustos de diversas espécies como: o pilriteiro (Crataegus monogyna), a aroeira (Pistacia lentiscus), o medronheiro (Arbutus unedo) e o carvalho-roble (Quercus robur).

Pilriteiro (Crataegus monogyna)

A plantação ocorreu numa área dominada por acácias, onde anteriormente foi efetuado o descasque. Com a morte dos indivíduos, surge a oportunidade para promover a regeneração da floresta nativa, restaurar a biodiversidade e melhorar o ecossistema local.

Porém, nem tudo são boas notícias, infelizmente a propriedade continua a ser alvo de deposições ilegais de entulho e lixo comum.

Para mitigar estas descargas, recolhemos e cortámos alguns ramos caídos, e construímos umas barreiras para dissuadir os prevaricadores de futuras deposições.

A deposição ilegal de entulho é um crime ambiental. Por lei, estes resíduos devem ser encaminhados para entidades credenciadas, responsáveis pela sua valorização e tratamento adequado!

Agradecemos a todos os participantes que contribuíram para esta ação! E um especial agradecimento ao Artur pelas 17 árvores plantadas.

Texto e imagens de Miguel Afonso

Comentários