E Domingo, o campo de trabalho chegou ao fim.

O Campo de Trabalho chegou ao fim e nos últimos 3 dias do Campo de Trabalho, na senda dos anteriores, houve igualmente períodos de intervenção e de atividades lúdicas.

Abertura de acesso na faixa de contenção.

Na área do fogo controlado, terminámos a limpeza da faixa de contenção, mantendo-a funcional enquanto acesso a áreas relevantes para os objetivos de gestão da Montis para a propriedade e enquanto caminho para todos aqueles que caminhem pela área.

Antes e depois da seleção de varas.


E nesta mesma área, é já possível encontrar algumas árvores que atualmente apresentam já um crescimento considerável, desde carvalhos, vidoeiros e freixos, sobre os quais foi feita uma seleção de varas, promovendo um ritmo de crescimento vertical maior.

Após o trabalho, o descanso. A tarde foi passada no Poço Azul para recarregar baterias para a caminhada que se seguiria.

Poço azul.

O regresso do Poço Azul até ao acampamento foi feito a caminhar, passando por campos agrícolas e pelas cumeadas, permitindo uma nova perspetiva do Vale do Vouga, abordar as várias ocupações do solo e observar a Serra do Caramulo (e até a silhueta da Serra da Estrela).

Passeio de regresso ao acampamento.

Sábado, propusemos-nos a avançar o máximo possível no caminho que já tínhamos começado dias antes e mesmo através de giestas altas, os participantes não desistiram e os resultados estão à vista.

Imagens de troços do caminho aberto.

Por fim, procedemos ao descasque de um núcleo de Acácias, numa lógica de limitar a sua proliferação. 

Descasque de Acácias.

A tarde passada no Tradidanças permitiu várias novas experiências, desde danças, ritmos e muitas outras.

Oficina de Capoeira.
Grupo de Cantares de Carvalhal de Vermilhas.
No último dia, a viagem de tradições do Tradidanças teve passagem pelo terreno da Montis. Um passeio acompanhado com música, e onde os participantes do Campo de Trabalho foram os guias deste passeio, partilhando as suas experiências ao longo da semana que findava.
O Gustavo a explicar as intervenções feitas ao longo da semana.

Muito obrigado a todos por esta semana preenchida, mas recompensadora.

Comentários