Primeiros passos para a recuperação de uma linha de escorrência de água


Apesar da chuva e do frio, no último fim-de-semana (19 e 20 de Janeiro) contámos com 17 voluntários (4 deles voluntários de longa duração do projecto LIFE VOLUNTEER ESCAPES LIFE17 ESC/PT/003) no voluntariado académico ao abrigo do Projeto LIFE ELCN (LIFE 16 PRE/DE/000005) que teve local no baldio de carvalhais, S. Pedro do Sul.
Com a chuva de sábado e as previsões a apontar para uma melhoria no domingo, optou-se por começar por tarefas menos exigentes com a colocação de um tabuleiro para gaios junto ao bioparque da pisão. Em comparação com o baldio, esta zona tem uma maior influência humana e um povoamento florestal maduro esperando-se o registo da utilização do tabuleiro por parte dos gaios.
Para encher este tabuleiro, no final do dia, apanhámos algumas das últimas bolotas que ainda se encontram no bosquete junto ao bioparque e em bom estado.
Aproveitando algumas abertas foi ainda possível colher material de salgueiros (Salix nigra) e fazer estacas para o dia seguinte.
No domingo fomos mais ativos tendo sido possível intervencionar uma área razoável ao longo de uma linha de escorrência de água da zona do 2º fogo controlado.
Começou-se por remover silvas, tojos e algumas giestas queimadas de modo a abrir espaço para a recuperação da galeria ripícola (fazendo um pouco de “giesting” que é como os voluntários de longa duração chamam desde abertura das faixas de contenção). Aos poucos fomos colocando, junto às margens da linha de escorrência, as estacas de salgueiros recolhidas no sábado e plantando carvalhos (Quercus pyrenaica) nas zonas adjacentes.
Esta área tinha sido intervencionada por fogo controlado em Fevereiro de 2018 e foi escolhida por se tratar de uma linha de escorrência aparentemente com boas condições em termos de solo e disponibilidade de água, podendo assim funcionar como um ponto de partida para a recuperação do carvalhal nesta parte da propriedade. Entre as giestas queimadas fomos surpreendidos com um medronheiro com mais de 2 metros que regenerou completamente de copa após o fogo.

Desta vez para além da boa disposição e de todo o trabalho feito temos também de agradecer a resiliência dos participantes. E por fim, agradecemos ainda o apoio da Pastelaria Flor do Zela, que nos doou alguns produtos alimentares.

Comentários