Surpresas nas câmaras de fotoarmadilhagem


Raposas, Javalis, Saca-rabos, Ginetas e Coelhos foram registadas, através de câmaras de fotoarmadilhagem, no baldio de Carvalhais em São Pedro do Sul, desde o final de Agosto.


Fotografias das câmaras de fotoarmadilhagem no baldio de Carvalhais, acima uma gineta (Genetta genetta) e abaixo javalis (Sus scrofa).

Os registos correspondem a dois pontos opostos da área gerida pela MONTIS no baldio, uma na zona Oeste e outra na zona Este. A câmara da zona Este localizava-se junto à zona do fogo controlado de Fevereiro de 2017.

As câmaras estavam localizadas, uma num caminho em que tudo indicava ser usado por fauna e a outra junto a uma linha de água. Acionadas por movimento, ambas fizeram registos de raposas (Vulpes vulpes) e javalis (Sus scrofa), adultos e juvenis, e menos frequentes de ginetas (Genetta genetta).

Raposas (Vulpes vulpes) em vídeo das câmaras de fotoarmadilhagem no baldio de Carvalhais.

Saca-rabos (Herpestes ichneumon) foi registado apenas na zona oeste e coelho (Oryctolagus sp.) na zona este, junto à zona do primeiro fogo controlado o que já era esperado pelas várias latrinas existentes na zona.

Fotografia de coelho (Oryctolagus sp.), nas câmaras de fotoarmadilhagem no baldio de Carvalhais.

Para além destes registos, tem sido feito um esforço de monitorização ecológica nas atividades de voluntariado e pelos voluntários de longa duração e todas as observações estão a ser guardadas no projeto Montis na plataforma do iNaturalist.

Comentários