Será que o que semeia já saiu a semear?

15 de Dezembro de 2018, há exactamente um ano finalizou-se a campanha de crowdfunding da Montis “Sai o que semeia a semear”, com a qual se desenvolveu um programa de sementeira de bolotas tirando partido do comportamento dos gaios.

Video promocional do crowdfunding "Sai o que semeia a semear"

Os tabuleiros para gaios, fabricados com a campanha, têm o objectivo de providenciar uma disponibilidade rápida e abundante de bolotas a estas aves que, durante o Inverno, se centram na recolha e armazenamento de bolotas.
A possibilidade de se ganhar com a ajuda destas aves recai muito sobre o “esquecimento” dos gaios na sementeira das bolotas, podendo semear 3 a 5 mil bolotas por indivíduo, sendo a nossa esperança que algumas se tornem em grandes carvalhos e nos ajudem a restaurar a floresta autóctone.

 Tabuleiro para gaios na propriedade da Cerdeirinha

Os tabuleiros instalados até ao momento foram colocados em zonas com densidades distintas de vegetação, numa tentativa de perceber a influência e ocorrência dos gaios nestas áreas. Em propriedades em que a gestão está de alguma forma relacionada com a substituição de eucaliptais por espécies autóctones, como Cerdeirinha, Vieiro e uma parte do baldio de Carvalhais, os tabuleiros foram colocados dentro destes eucaliptais com o objectivo de aumentar as possibilidades de sementeira pelos gaios nestas áreas e haver uma mais rápida transformação da floresta.
Instalámos também alguns tabuleiros em áreas de densidade média arbustiva, como limites de caminhos próximo de zonas com copais densos, como é o caso de um outro tabuleiro no baldio de Carvalhais dentro da área do 2º fogo controlado no limite de um eucaliptal. 

Manutenção de um dos tabuleiros para gaios no baldio de Carvalhais

O tabuleiro para gaios reinstalado em Vermilhas, substituindo o ardido, insere-se agora nesta categoria de densidades médias, senão mesmo aberta, dado que, com o incêndio de 15 de Outubro de 2018 esta propriedade ardeu e deixou agora ter árvores de grande porte para ter alguma abundância de regeneração natural de carvalhos. O último tabuleiro colocado foi também no baldio de Carvalhais que, sendo uma propriedade com grande dimensão, permite testar diferentes densidades de vegetação, tendo sido colocado numa área com vegetação rasteira na zona do 1º fogo controlado.

Substituição do tabuleiro para gaios ardido no Carvalhal de Vermilhas

Em suma, temos, 6 tabuleiros para gaios instalados por agora, nas propriedades da Montis e sob sua gestão, estamos a garantir a manutenção substituindo as bolotas periodicamente e fazendo a monitorização dos mesmos.
Apesar de termos vários avistamentos de gaios nas propriedades, será que o que semeia já saiu a semear? 
A monitorização que temos feito quando visitados os tabuleiros, ainda não demonstrou o uso dos tabuleiros pelos gaios. Outra fauna tem sido detectada na área como raposas, javalis e ginetas, mas os gaios parecem ainda não terem ficado convencidos com a fácil disponibilidade de bolotas, ao contrário deste piscos-de-peito-ruivo que o estava a usar, pelo menos como poiso.

Pisco-de-peito-ruivo num dos tabuleiros para gaios no baldio de Carvalhais

Não sabemos das razões para a não utilização aparente dos tabuleiros por gaios. 
O certo é que continuaremos a monitorizar e fazer manutenção dos tabuleiros para sabermos mais e aprendermos se esta técnica pode ser útil (como descrito em alguns estudos do centro da Europa) e em que circunstâncias.

Comentários