Árvores entre as linhas de água

O passado fim-de-semana foi de voluntariado académico com a VO.U. pela Natureza intitulado "VO.U. apoiar a Montis".
Prestes a terminar a época de plantações, e de modo a cumprir o acordo de plantar 5000 árvores este inverno com a Mossy Earth, fomos até ao baldio que, por ser das propriedades em que a regeneração natural é mais rara, a plantação se torna mais interessante.
Assim, aos 4 voluntários de longa duração (LIFE VOLUNTEER ESCAPES - LIFE17 ESC/PT/003) e ao Martin, amigo de 1 de um deles, juntaram-se 5 voluntários, 2 estreias e 3 presenças já habituais, entre os quais o Thyago, o fã de giestas que esteve connosco em Agosto/ Setembro a fazer voluntariado de longa duração.

Voluntariado académico Fevereiro - LIFE ELCN LIFE16 PRE/DE/005

Depois de preparado o acampamento, dirigimo-nos ao miolo do 3º fogo identificado nas visitas ao terreno como abundante em água, com solo aparentemente de boa qualidade e resguardado das intempéries por se encontrar num pequeno vale.
Para já, e até se analisar outras possibilidades, decidiu-se tentar proteger as plantações dos javalis utilizando naftalina e concentrando as plantações o que é também útil tendo em conta a proteção das mesmas nas futuras intervenções com fogo controlado.
Assim, plantaram-se cerca de 180 Carvalhos negrais (Quercus pyrenaica) intercalados com 240 Sobreiros (Quercus suber), os primeiros em zonas adjacentes a linhas de escorrência e os outros um pouco mais afastados aproveitando as características das plantas e complementando as plantações já feitas pelos voluntários de longa duração neste local.


No final do dia aproveitámos ainda para plantar 25 Freixos (Fraxinus angustifolia) e 25 Abrunheiros (Prunus spinosa), estes numa zona com ainda melhores condições, junto de uma linha de água de caracter mais permanente.


Domingo começou com chuva intensa pelo que aguardámos uma aberta enquanto se jogava, se discutiam alguns dilemas e nos deliciávamos com os produtos oferecidos pela Flor-do-Zela (a quem deixamos aqui também o nosso agradecimento).
Aproveitando a tarde solarenga que, entretanto, se pôs dirigimo-nos à zona entre o 2º e o 3º fogo abrindo algum espaço para colocar as estacas recolhidas e arranjadas no sábado na atividade da Cerdeirinha.


Entre todos, e contando com mais 2 voluntários de longa duração que se juntaram terminada a atividade na Cerdeirinha, colocaram-se cerca de 150 estacas numa linha de escorrência ocasional, aproveitando algumas intervenções de engenharia natural (gabiões e paliçadas) colocadas no ano anterior para acumulação de solo e também de água.


Agradecemos toda a boa disposição, trabalho e paciência com as questões meteorológicas. Contamos convosco numa próxima atividade.

Comentários