A conversa é com as mimosas

Na passada semana fomos apresentar o baldio da Granja aos nossos voluntários.
Grande parte da discussão andou em volta do tema “o que fazer na Granja?”.
O baldio da Granja é muito inclinado, com muita rocha, e em boa parte com um coberto arbustivo relativamente denso (agora reduzido pelo fogo). A recuperação natural da propriedade está em bom caminho.
Por lá existem sobreiros de grande porte em excelente recuperação, carvalhos em regeneração (alguns de copa, mas a maior parte do solo), eucaliptos e pinheiros, estes últimos mais afectados pelo fogo. Uma parte da zona central da propriedade está parcialmente ocupada por giestas, grande parte ardidas, entre as quais espreitam sobreiros e outras árvores nativas. Na zona central superior há um pequeno núcleo de mimosas que temos estado a controlar. Logo após o fogo de 2017 desabou o muro que se situava acima desta área. Actualmente estão a aparecer novas mimosas, que crescem maioritariamente a partir de sistemas radiculares de plantas que tinham sido intervencionadas com descasque. Ainda não é este ano que darão flor.

Talude com a derrocada após o fogo de 2017, com a nova rebentação das mimosas

Teremos que lidar com um problema adicional de acessos, porque com a derrocada o acesso ao talude da intervenção ficou mais difícil, mas trataremos daquelas onde conseguirmos chegar. A paisagem envolvente é diversificada, cheia de carvalhos com muitas bolotas que contribuirão naturalmente para a recuperação do baldio da Granja.
A entrada da gestão da Montis no baldio da Granja deveu-se às invasoras e à procura pela Junta de Freguesia de Valadares de uma forma para as gerir. E é nessa tarefa que continuaremos a investir os nossos recursos nesta propriedade, juntamente com a condução da regeneração dos carvalhos ardidos, para acelerar o seu crescimento. 

Descasque de mimosa
Condução da regeneração dos carvalhos com recurso a podas

Esta será talvez a melhor contribuição que podemos dar para acelerar o trabalho da natureza neste local. O resto acontecerá com o tempo e o mais que temos a fazer é visitar o local, ver o que está a acontecer, aprender com a natureza e usufruir do prazer da caminhada até ao rio e ao longo das levadas que contornam o terreno.

Rã que vive numa das levadas que contornam a propriedade

Apareçam no próximo sábado, dia 09 de Março. Vamos todos ao baldio da Granja descascar acácias e ajudar os carvalhos a crescer.

Jóni Vieira

Comentários