Desenhar a Natureza

No dia 12 de Maio, juntámos duas actividades numa só, nas propriedades da Montis no Carvalhal de Vermilhas: um dia de voluntariado em tarefas de gestão com um dia de desenho da Natureza, coordenado pela Arminda Bernardino à qual agradecemos toda a disponibilidade para este dia.

Equipa do dia no âmbito do projeto Fundo Recomeçar - Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Começámos pela caminhada habitual até às propriedades, analisando algumas tarefas que começa a ser preciso retomar depois da Primavera, como a manutenção de acessos que agora, com o crescimento da vegetação, começam a desaparecer e ficar difíceis de usar.

Chegando à propriedade, apesar da nossa tarefa do dia ser a condução de regeneração natural dos carvalhos através de podas, decidimos cortar e arrancar algumas giestas que já começam a ficar mais densas do que gostaríamos.

Corte de giestas

Depois de algum trabalho feito, iniciámos a actividade de desenho. Tirámos os cadernos e folhas, preparámos os lápiz e canetas e metemos mãos à obra.


A Arminda mostrou-nos os seus cadernos de desenho e algumas técnicas que usou e mencionou o uso de outras técnicas de desenho que costumam funcionar bem para o registo de natureza, como por exemplo uso de sombras.



No topo um desenho da Arminda Bernardino. 
A voluntária Laura e o voluntário Xavier do LIFE Volunteer Escapes (LIFE 17 ESC/PT/003).

Os desenhos que resultaram desta actividade foram sorteados durante o 10º Festival das Sopas de Vouzela e os restantes farão parte do booklet digital de recompensa aos 20€ de contributo da campanha "Como coisa que nos é cedida"

Um muito obrigada aos participantes, à Arminda e ao Zé Tó pela disponibilidade.

Esta actividade realizou-se no âmbito do Fundo Recomeçar da Santa Casa da Misericórdia.

Comentários