Entre Eucaliptos, Carvalhos e Sobreiros

O Michael, trabalhando numa organização ambiental na Nova Zelândia e tendo interesse em saber mais sobre a Conservação da Natureza em Portugal, interessou-se pelo trabalho da Montis assim que durante um passeio por Vouzela se deparou com a sede. O Francisco é um sócio da Montis que esteve presente no voluntariado de Fevereiro na Cerdeirinha e queria ver a evolução dos trabalhos na propriedade. Com estes dois voluntários e a Laura, a Emma e o Pedro do projeto LIFE Volunteer Escapes (LIFE17 ESC/PT/003),  fomos até à Cerdeirinha, no último sábado, dia 8 de Junho, no âmbito do projeto Fundo Recomeçar - Santa Casa Misericórdia de Lisboa.


O objetivo para a Cerdeirinha é aos poucos ir substituindo a anterior plantação de eucalipto por um bosquete de quercíneas (Carvalhos e sobreiros). Assim, e enquanto discutíamos a gestão da propriedade, as diferenças das medidas de gestão florestal de vários países e a biodiversidade existente e potencial, fomos selecionando guias de carvalhos e sobreiros e podando os demais de modo a potenciar o crescimento das guias escolhidas.


E enquanto podávamos e analisávamos as diferenças entre o Carvalho-negral (Quercus pyrenaica) e o Carvalho-alvarinho (Quercus robur) e comentávamos as frequentes hibridizações que existem, deparámo-nos com o pulgão-do-carvalho (Altica quercetorum) que danifica as folhas dos carvalhos, o que nos fez ter especial atenção com a limpeza dos materiais utilizados de modo a evitar propagações.


Após a merenda em jeito de piquenique voltámos ao trabalho, finalizando a atividade na parte inferior da propriedade onde a dificuldade em chegar às antigas leiras de cultivo agrícola nos levou a focar os trabalhos na manutenção e abertura de acessos.

Rita

Esta actividade realizou-se no âmbito do Fundo Recomeçar da Santa Casa da Misericórdia.

Comentários