Queimado que traz vida

Desde 2017 que a paisagem da Serra do Caramulo tem sido caracterizada pela vegetação queimada.
As propriedades da Montis em Vermilhas, que eram carvalhais a caminho da maturidade, vão agora recuperando.
A regeneração do carvalhal, apesar de parecer lenta, tem surpreendido a cada mês que passa. A maior parte dos carvalhos das propriedades estão a regenerar naturalmente (inúmeras varas novas por carvalho), as giestas e a vegetação rasteira já começam a ocupar todo o espaço, com vigor, e uma imensa variedade de flores que vão brotando aqui e ali.
Uma das coisas que mais têm impressionado os voluntários, técnicos e monitores, nas actividades que vamos fazendo, é a diversidade da fauna que se vai encontrando no pós-fogo, para além da resiliência das árvores a esta perturbação.
No passado dia 22 de Junho, organizámos  o "Dia do Carvalhal", que proporcionou um dia de trabalho na condução da regeneração natural pelos voluntários do LIFE VOLUNTEER ESCAPES. Depois da caminhada até à propriedade mais pequena (Dumação), chegámos ao topo propriedade, onde se encontram os únicos carvalhos da propriedade a regenerar de copa, onde começámos a condução da regeneração através da selecção das varas mais fortes e poda das restantes.
Estas podas vão ajudar a planta a concentrar a energia e nutrientes no crescimento das varas seleccionadas, permitindo um crescimento em altura das árvores mais rápido. As ramas cortadas vão sendo deixadas em cima das raízes para permitir a retenção da humidade durante o Verão.


Foi no meio destas podas que fomos encontrando mais diversidade da fauna.
Na visita anterior a Vermilhas encontraram-se vacas louras, desta vez encontrámos ratos de campo que vão tomando a base dos carvalhos e a madeira queimada como sítios óptimos para dormir, joaninhas pretas e pulgões, que em conjunto com as dedaleiras (Digitalis purpurea), ainda floridas, continuam aos poucos a aumentar a beleza da propriedade.




Podados cerca de 30 carvalhos nesta actividade que foi realizada no âmbito do Fundo Recomeçar da Santa Casa da Misericórdia, um fundo que pretende trazer gestão para áreas afectadas pelos fogos florestais, seguimos durante a tarde para o Festival OCUPAI 2019 organizado pela Binaural/Nodar, um festival para a cultura e arte com atuações variadas de teatro espanhol e português e diversos grupos locais e estrangeiros de canto e instrumentos. A Montis, que esteve presente durante todo o fim-de-semana da festival através dos voluntários Escapes, divulgou a gestão que fazemos nas propriedades que gerimos e os projectos e actividades que desenvolvemos.


Obrigada à Santa Casa da Misericórdia por financiar a actividade do Dia no Carvalhal e à equipa da Binaural/Nodar pelo convite da presença no Festival Ocupai 2019.

Margarida Silva

A actividade de voluntariado realizou-se no âmbito do Fundo Recomeçar da Santa Casa da Misericórdia.

Comentários