Mais 4,5 hectares em Vouzela. E agora?

Pouco nos satisfaz mais do que ter os nossos sócios e parceiros envolvidos na gestão dos nossos terrenos, quer participando nas acções de voluntariado, quer participando na discussão das opções de gestão. A gestão de terrenos é a razão central da existência da Montis.
Em Setembro de 2019 assinámos um novo protocolo que nos traz um novo desafio de gestão em cerca de 4,5 ha em Levides, Vouzela, durante os próximos 10 anos.

Voluntários do projecto LIFE VOLUNTEER ESCAPES no meio do giestal que ocupa Levides

Fomos recentemente à propriedade fazer um levantamento da situação existente. A primeira impressão que tivemos foi que nos encontrávamos perante uma versão mais simpática do que gerimos no baldio de Carvalhais: um giestal em instalação, após um corte de pinheiro e fogo, com uns 2 m de altura. A principal diferença é que aqui existem carvalhos e outras árvores de folha caduca a crescer no meio do giestal, o que significa uma resposta mais rápida no que toca ao restauro do carvalhal.

Carvalhos e outras folhosas a recuperar no meio do giestal

O terreno é atravessado por um ribeiro, que corre de Sul para Norte, e que provavelmente terá água todo o ano. É ao longo deste pequeno vale que cresce a maioria das árvores de folha caduca da propriedade (salgueiros, carvalhos, amieiros, entre outros). Parece-nos que esta é a grande vantagem da área e provavelmente o maior recurso de gestão actualmente presente.
Juntam-se a este ribeiro outros bastante mais pequenos e algumas linhas de escorrência de água que, provavelmente, secam no Verão. Nestes parece-nos haver um bom potencial para melhorar o solo, instalar vegetação e potenciar as charcas temporárias que servem de base a vários grupos de animais. 


Vegetação da linha de água em recuperação, no meio do giestal, na parte de baixo da fotografia

Pelo que conseguimos ver até agora o solo varia bastante. Há locais com granito à superfície, com muita escorrência superficial, onde não é possível sequer cavar com uma enxada. Há outros locais com solo que nos parece de excelente qualidade, que actualmente estão ocupados pelo giestal ou por outros matos. 
O terreno é também atravessado por um muro de Norte a Sul. É visível que ao longo deste muro há vários carvalhos a crescer na bordadura.

Carvalhos em crescimento ao longo da bordadura, junto ao muro

Estamos neste momento a iniciar a discussão acerca do que iremos fazer em Levides. Temos várias ideias, a maior parte ainda dentro de cada uma das nossas cabeças (ainda não começámos a partilha de ideias acerca do que iremos fazer). Parece que poderá haver uma boa possibilidade para usar fogo controlado, podas de crescimento nos carvalhos, potenciar as charcas existentes e a retenção de sedimentos, assim como aproveitar alguns dos melhores locais para plantar. Mas tudo isto está por discutir.

A informação disponível não é muita para já, a qualidade não é a melhor, mas o que temos está NO NOSSO SITE, AQUI. É longe do Porto e de Lisboa, mas podemos perfeitamente organizar uma visita à propriedade com quem nos queira acompanhar, e como de costume oferecemos a merenda. 
Ou seja, a ideia central é que gostaríamos mesmo de ter os nossos sócios, parceiros e amigos a olharem para este desafio connosco, e a discutir ideias acerca do assunto.

Jóni Vieira

Comentários