Os pequenos grandes gaios

Desde 2017, que quase todos os anos, os alunos da Escola do Pinhal Novo visitam Vouzela no seguimento da vontade que cresceu em ajudar o concelho depois dos fogos de 2017.

No primeiro ano, juntaram-se à Montis, ajudando na gestão pós-fogo das propriedades de Carvalhal de Vermilhas, onde estavam a ser abertos caminhos por entre as giestas e gerido o carvalhal existente e que com o fogo de 2017 os trabalhos desenvolvidos voltaram ao zero.

Mas, para estes alunos só a ajuda prática não era suficiente, e decidiram contribuir pela primeira vez no crowdfunding "Sai o que semeia a semear", lançado pela Montis em 2017 para desenvolver um projecto focado nos gaios. Este crowdfunding possibilitou a construção de vários tabuleiros altos em madeira, que foram, e estão a ser colocados, em todas as propriedades sob gestão da associação. Os tabuleiros durante o inverno serão preenchidos com bolotas para que os gaios (e eventualmente outra fauna), os chamados jardineiros da floresta, semeiem as bolotas por nós.
Incentivados pelo trabalho dos gaios, os alunos decidiram recolher bolotas e distribuírem na Escola para que cada um tomasse conta da semente e a germinasse para o próximo ano. Tornaram-se "Os Gaios da Escola"

 Este ano, 2019, voltámos a receber os alunos, a primeira vez durante o crowdfunding "Como coisa que nos é cedida" para a compra de terrenos em Pampilhosa da Serra, para o qual também contribuíram. Durante esta visita foram-nos entregues cerca de 50 carvalhos, germinados pelos alunos e familiares, a partir das bolotas recolhidas em 2017, que foram posteriormente plantados nas propriedades sob gestão.

Entrega dos carvalhos pelos alunos à Montis
Na segunda visita, a 9 de Novembro de 2019, os alunos juntaram-se a um dia de voluntariado na Cerdeirinha, actividade que decorreu no âmbito do Fundo Recomeçar da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e em paralelo com um voluntariado académico.
Apesar de o tempo não ter sido simpático connosco, com uma chuva abundante, estivemos no topo da propriedade a fazer trabalho na condução da regeneração natural dos carvalhos e sobreiros da área.



No dia 11 de Novembro, participaram na parte teórica do colóquio da Montis "Era necessário trazer fogo e alimento", onde estivemos a discutir a gestão da paisagem através da alimentação que fazemos todos os dias.

Esperamos pela próxima visita destes alunos, os pequenos grandes gaios, que vão crescendo todos os anos connosco.

Obrigada a todos!

Comentários