Uma semana com a Plantar uma Árvore sob o sol do inverno e arco-íris

Durante a semana de 9 a 15 de dezembro a Montis uniu forças à Plantar uma Árvore, com o objetivo de reforçar as plantações no Baldio de Carvalhais. 
Após os fogos controlados, e tendo em conta a baixa disponibilidade de propágulos no baldio, têm sido feitas plantações e sementeiras diretas de modo a acelarar o desenvolvimento de bosquetes de carvalhos, criando mosaicos. Para esta época, está prevista a plantação de 17 000 árvores que incluem a reposição de perdas dos anos anteriores.
As taxas de sobrevivência têm sido muito baixas, quer pelas técnicas de plantação usadas por serem muito baratas e terem pouco efeito na regeneração natural, quer pela secura dos anos passados, quer ainda porque os carvalhos têm, naturalmente, taxas de sucesso baixas quando não regados nos primeiros anos.
Ainda assim, espera-se que as árvores que se vão instalando acabem por corresponder a um aumento apreciável daquilo que seria a instalação natural de árvores, naquelas condições.


Imagem da Katia
A Plantar uma Árvore é uma associação de conservação da natureza, parceira no projeto LIFE VOLUNTEER ESCAPES (LIFE 17 ESC/PT/003),  que acolhe voluntários de longa duração com foco na conservação da natureza. Como a Montis, a Plantar uma Árvore visa a conservação de espaços naturais, a promoção da biodiversidade, a valorização da natureza e a mitigação de problemas ambientais.
Os 9 voluntários de longa duração e os três cordenadores das duas equipas da Plantar uma Árvore, de Sintra e de Vila Pouca de Aguiar, juntaram-se à Montis a meio do dia de Segunda-Feira, seguindo para o campo.
Durante este primeiro dia, todos os voluntários começaram a plantar numa área coberta por giestas e outros arbustos. Apesar da fadiga da viagem dos nossos convidados, o dia foi bastante produtivo, com 4 horas de trabalho intenso, das 13 às 17 horas.
O dia seguinte, Terça-Feira, foi igualmente produtivo com todos os voluntários cheios de energia. Para além de toda a aprendizagem foram plantados 400 carvalhos.


Imagem cedida pela Plantar uma Árvore
O terceiro dia, a Quarta-Feira, foi bastante longa tendo-se trabalhado todo o dia. Com  uma previsão meteorológica desadequada para o dia seguinte, decidiu-se prolongar a Quarta-Feira e folgar na Quinta.  O almoço foi mais uma vez uma ocasião para os voluntários das duas associações discutirem assuntos relacionados com a conservação da natureza e se divertirem juntos. Tiveram de parar os trabalhos quando a noite caiu.
Durante estes três dias o tempo foi ensolarado e a temperatura muito agradável para um mês de Inverno, o que contribuiu para os bons resultados. 
No entanto, a chuva chegou na Quinta-Feira e esteve presente na Sexta-Feira de manhã em pequena quantidade, enquanto o sol tentava reaparecer. E os voluntários trabalharam durante este dia sob um arco-íris magnífico. Nestes dois dias plantaram-se quase 840 árvores.


Imagem cedida pela Plantar uma Árvore
No início da tarde de sexta-feira dissemos adeus à equipe de Sintra tendo ficado apenas a equipa de Vila Pouca de Aguiar connosco para o voluntáriado académico de fim-de-semana que será tema de um outro artigo.
Muito obrigado à Plantar uma árvore por toda a ajuda nesta semana e pelo seu envolvimento. Plantaram-se 1 600 árvores, o que foi uma ajuda preciosa para Montis. Esperamos que esta atividade tenha sido agradável para todos!

Katia

Comentários