Assim foi o fim de semana em Pampilhosa da Serra

No passado mês de Junho, no fim de semana de 20 e 21, tivemos o nosso voluntariado de dois dias numa das nossas propriedades adquiridas em 2019 através de crowdfunding, na Pampilhosa da Serra, Soalheira.

A propriedade localiza-se numa encosta voltada a Sudoeste, tem cerca de 2,67 ha e a flora é maioritariamente composta por pinheiro bravo (Pinus pinaster), medronheiros (Arbutus unedo) e estevas (Cistus ladanifer).

Propriedade vista de Penedo Alto

Começamos por chegar ao ponto de encontro ao fim da tarde do dia 19, de modo a receber a maioria dos participantes, tendo assim tempo para nos instalarmos com calma no parque de campismo em Janeiro de Baixo, XistoCamping.


Este parque campismo, mesmo sendo de pequenas dimensões, dispõe de todas as comodidades necessárias, tanto como um desenho de espaço bem elaborado sob um pinhal adulto que proporcionou uma estadia agradável.

 Início dos trabalhos de limitação

No sábado, dia 20 pela manhã, recebemos os restantes participantes e dirigimo-nos para a propriedade onde demos início às atividades a realizar pela manhã.

Aqui, sendo uma propriedade recente, tivemos como tarefas a abertura de caminhos de modo a se conseguir encontrar os marcos de pedra, e limitar com mais exatidão a área da propriedade.
Outra tarefa que foi efetuada, foi a condução de pinheiro (Pinus pinaster), de forma a criar uma descontinuidade vertical.

Almoço volante

Pelo almoço, e de forma a não estarmos debaixo do sol nas piores horas, fizemos uma pausa entre as 12h00 e as 15h00 na praia fluvial de Santa Luzia.

Aqui foi possível refrescar do calor intenso que se sentia no dia, e fazer um agradável piquenique sob um pinhal de pinheiro silvestre (Pinus sylvestris) presente na bordadora da albufeira.

Resultado da limpeza de um dos limites

Durante a tarde, deu-se continuidade aos trabalhos iniciados pela manhã, avançando consideravelmente na criação de um caminho limítrofe como podemos ver na fotografia apresentada.

Limpeza de esteva para acesso aos pinheiros

Já na condução de pinheiro também se vê bons resultados desde o início do dia, aparecendo pequenas clareiras à volta dos pinheiros, devido à limpeza de esteva com o objetivo de chegar a alguns núcleos.
Paralelamente aos trabalhos na propriedade, foi feita uma visita às propriedades de Penedo Alto e Barroco Frio onde se discutiu a possibilidade de rentabilização da zona de medronhal da primeira propriedade e da reconversão do eucaliptal da segunda propriedade. 


Após os trabalhos de sábado, voltamos ao parque de campismo XistoCamping, onde ainda tivemos tempo de relaxar na praia fluvial banhada pelo rio Zêzere, e subsequente a isso foi fornecido pela MONTIS, um jantar baseado num prato típico da região, chanfana de cabra.

Pelas 22h00 seguimos para o miradouro do Vidual para uma observação de estrelas, identificação de algumas constelações e da via láctea. Conseguimos encontrar várias das constelações mais conhecidas, discutir um pouco o conceito de "dark sky" e ainda ver a órbita dos satélites de Musk.

Após uma noite bem passada, e por volta das 10h00 de domingo, continuámos os trabalhos executados no sábado e demos por terminado o fim de semana por volta da hora de almoço.

Tendo estes dias reunido as condições necessárias para decorrer de forma positiva, além dos 15 participantes e 5 LIFE Volunteer Escapes , foi possível acolher 2 voluntários especiais, estes de 4 patas, a Maggie e Quinnie.

Participantes

Maggie e Quinnie

Quero deixar um enorme agradecimento a todos os participantes pela presença, dedicação e ótima disposição neste fim de semana.

Até breve!
João Soares



Comentários