5ª edição do "Noite e dia no Carvalhal": Como foi

No último fim de semana de agosto, dia 29 e 30, estivemos por Vermilhas para a 5ª edição do "Noite e Dia no Carvalhal".

Sábado, após uma introdução à propriedade de Cabrieira e Dumação (Vermilhas), começámos o fim de semana por fazer a manutenção de um dos acessos principais em Cabrieira. Aproveitámos as horas de maior calor para uma pausa para almoço no lameiro onde iríamos acampar.


De energias recuperadas, fizemos um dos passeios temáticos, até à "Lapa da Meruge". Falámos da paisagem que nos rodeia, espécies de fauna e flora que íamos encontrando, e também um pouco do património arqueológico presente em Vouzela.


Regressámos até Cabrieira para a abertura de um acesso até ao topo da propriedade. Jantámos por lá, onde aproveitámos para identificar espécies de avifauna noturna (se bem que foi uma noite bastante silenciosa) e para a observação de estrelas.


Domingo, partimos pela manhã até Dumação, para montar um tabuleiro para gaios sob o coberto de uma pequena mancha de carvalhos com cerca de 10m de altura, cuja parte aérea, parece ter resistido aos incêndios de 2017, no topo da propriedade. Após montado o tabuleiro, fizemos a manutenção de acessos e colocámos uma câmara de foto armadilhagem na área.


Pela tarde, começámos o segundo passeio temático do fim de semana, até ao carvalho centenário. Caminhámos pelas redondezas da propriedade de Vermilhas, onde discutimos os mais variados temas, até à chegada ao carvalho já emblemático da zona.


Sob a sombra deste carvalho com cerca de 257 anos, deu-se por terminada a 5ª edição do "Noite e dia no Carvalhal". Nestes dois dias apercebemo-nos, mais ainda, da resiliência da floresta autóctone, neste caso dos carvalhais. Agradecemos aos participantes pelo contributo. Até uma próxima oportunidade.

Em baixo, fotografias de algumas espécies encontradas ao longo do fim de semana:

Possivelmente um lagarto-de-água (Lacerta schreiberi) juvenil.

Louva-a-deus (Mantis religiosa)

Rã-verde (Pelophylax perezi)
Fotografias de fauna cedidas por João Freitas

Hugo Barbosa

Comentários