Dedicaremos o dia 19 de Setembro à recolha de registos de biodiversidade na propriedade de Costa Bacelo, mais especificamente de aves, com a colaboração da equipa de ornitologia do LEA/UTAD, que apareceram junto ao rio Paiva e Paivô e que possam potencialmente aproveitar-se das galerias ripícolas que vamos gerindo ao longo da propriedade. Sabemos que mimosas (Acacia dealbata) e háquea-espinhosa (Hakea sericea) existem na área, e até já com intervenções nos núcleos, mas é importante investigar o resto da propriedade e perceber que outras possíveis espécies invasoras existirão, por isso vamos juntar ao dia, em colaboração com a equipa das Invasoras.pt, identificações de invasoras.
Como as aves madrugam e dormem a "sesta" começaremos pelas 7h00 as observações, no entanto ao final da tarde, pelas 17h00 faremos novamente observações de aves. Pelo meio, vamos identificando o que de invasor há por ali em terra e no rio.
Os registos serão feitos no projecto da MONTIS, na plataforma do iNaturalist.
Hora opcional de começo da actividade: 7h00
Hora de começo: 10h30
Local de encontro: Entrada da propriedade de Costa Bacelo (40º 55'42.87''N 8º9'26.76''W)
Inscrições: formulário / 232 774 040 / montisacn@gmail.com
Material recomendado:
- Máquina fotográfica
- Copo ou garrafa reutilizável (como medida de precaução à COVID-19)
- Binóculos (teremos para fornecer se necessário, no entanto, uma vez mais quem tiver, pedimos que os tragam como medida de precaução à COVID-19)
- Fato de banho, toalha e sandálias para andar em rio (caso queiram dar um mergulho no Rio Paiva, sendo que o leito é rochoso)
- Roupa e calçado confortáveis
- Chapéu para sol
No seguimento do processo de desconfinamento devido à COVID-19, a MONTIS irá tomar algumas medidas de precaução nas atividades, respeitando assim o número máximo de participantes. A participação neste bioblitz seguirá todas as recomendações da DGS.
Comentários
Enviar um comentário